+++ Conteúdo Patrocinado- Destaques

Você conhece o implante dentário?

O que é Implantodontia

A Implantodontia é a especialidade responsável pela colocação de implantes nos ossos maxilares para a substituição de dentes perdidos, seja devido a condições como cárie e Doença Periodontal ou fraturas dentais que levam a extração dos mesmos. No entanto o processo é realizado com um minucioso planejamento, com exames prévios, seleção individualizada do implante e técnica cirúrgica precisa.

O que é um implante dentário

Implantes são pinos de titânio que substituem a raiz do dente perdido para que após a inserção deste seja colocado a coroa dentária (prótese) para adequada reabilitação.

Como é realizado o implante

Para se fazer a cirurgia de implante dentário, de início o paciente deve consultar um Cirurgião Dentista especialista em Implantodontia. O profissional irá avaliar o caso e traçar um planejamento para que ocorra a cirurgia. Primeiramente uma radiografia (ou tomografia) de toda a arcada dentária será feita para avaliação da necessidade e oportunidade cirúrgica.

Após a implantação dos implantes (pinos) o paciente ficará com dentes provisórios até que ocorra a osseointegração do implante ao osso. Na parte inferior (mandíbula) o paciente aguarda cerca de 2 a 3 meses para a instalação dos dentes definitivos, enquanto que, na parte superior (maxila) o período varia de 3 a 4 meses. É importante salientar que em todos os casos é possível a colocação de implantes. Ocorre que em alguns pacientes com grande perda óssea é necessário o procedimento de enxerto ósseo prévio a colocação de implantes.

Quando é necessária a reabilitação total da mandíbula ou maxila, em casos que o paciente já utiliza prótese total e quer se livrar dela ou tem indicação de extração dos dentes remanescentes, utilizamos de 4 a 6 implantes conforme o planejamento e chamamos pelo nome de prótese protocolo.

Cuidados com o implante

Assim como a saúde bucal original, o paciente deve limpar cuidadosamente a prótese, utilizar o fio dental e manter a periodicidade no Cirurgião Dentista para avaliações e reparos. O tabagismo prejudica a saúde bucal de maneira geral e interfere no processo de osseointegração, podendo levar a perda do implante.

Existem contra indicações a implantodontia

Os implantes dentáriosnão são indicados em pacientes cuja formação óssea não tenha sido completa e em algumas condições sistêmicas de saúde, como por exemplo, os pacientes usuários de bisfosfonatos (medicação para osteoporose).

Quer saber sobre os implantes dentários? Então fale com o Dr. Pedro Orabe – Cirurgião Bucomaxilofacial (Boca – Maxilares – Face) e Estomatologista. Rua Ministro Demétrio Mércio Xavier, 912 sala 04. Fone: (53) 999714390 

Bagé: Rua Carlos Mangabeira, 307 sala 101 A – Centro Clínico Santa Casa. Fones: (53) 3312691 e 99966 5122

Notícias relacionadas

Marcar também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios