+++ Conteúdo Patrocinado- DestaquesVARIEDADES

Está pensando em construir ou reformar?

O Estúdio Cal Arquitetura te conta quais as etapas para isso acontecer.

1. PLANEJAMENTO

Pode parecer simples começar uma obra ou reforma, mas uma obra sem planejamento pode acabar se tornando um problema sem fim. A “economia” de não contratar um profissional acaba se tornando uma bola de problemas inesperados e que você, provavelmente, não vai saber como resolver. Eletrodomésticos que não tem ponto de tomada próximo, porta de armário que não tem espaço para abrir, mão de obra não qualificada, instalações elétricas e hidráulicas com má execução, materiais inapropriados para o local ou problema, falta de estudo de insolação que gera grande desconforto térmico… e incontáveis outras coisas. Então, procure um profissional e tenha um bom planejamento.

2. PROJETO

Depois de conversar com um profissional e entender o que você deseja, chega a hora de passar tudo isso para o papel. Tenha uma boa conversa e mostre tudo aquilo que você gosta ou que deseja consertar na sua casa. Um bom projeto é a chave para uma obra mais tranquila, sem desperdício e com cumprimento de prazos.

4. ORÇAMENTO

É necessário um bom orçamento para que essa obra chegue ao fim. Levantamento de valores de todos os materiais de estrutura, mão de obra, esquadrias, elétricos, hidráulicos, revestimentos e acabamentos. Tudo o que faz parte da sua obra e vai gerar gastos deve ser orçado.

3. OBRA

Hora de ir para a obra. Após ter seu projeto aprovado junto a Prefeitura municipal, está na hora de começar. Se você pretende construir do zero, começamos fazendo a marcação do terreno e depois passamos as fundações. Se você pretende reformar, começamos demolindo tudo aquilo que está descrito no projeto.

A partir daí, as etapas são bastante semelhantes.

Fazemos toda a construção dos pilares, vigas, alvenaria estrutural e lajes e a estrutura do telhado. Temos a etapa onde são feitos todos os recortes necessários para as instalações elétricas, hidráulicas, iluminação e tubulação de ar condicionado. Essas instalações devem ser feitas por profissionais qualificados e que tenham total conhecimento do trabalho. Após tudo instalado é necessário testar essas instalações para, só depois, fecha as paredes.

Se você vai utilizar gesso, já pode passar para essa etapa, exceto nas áreas onde pretende colocar revestimento nas paredes, como cozinha e banheiros.

Após isso os pisos e revestimentos são instalados. E, sempre importante, proteger esses pisos para dar continuidade à obra. O forro de gesso pronto já recebe a furação dos pontos.

Após isso já pode ser feita a pintura inicial, a marcenaria e pedras podem ser instalados, eletrodomésticos fixos ou embutidos podem ser instalados, as louças e metais dos banheiros e cozinha podem ser instaladas.

Então é feita uma última pintura para consertar o que pode ter sido estragado durante as instalações. Colocamos os rodapés para que ele se encaixe perfeitamente com a marcenaria já instalada. Por último instalamos as luminárias e fazemos a limpeza final. Sua casa está pronta!

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios