+++ Conteúdo Patrocinado- Destaques

Você sabe qual é o melhor tijolo para a sua construção ou reforma?

Não é de hoje que o tijolo está presente nas construções. Um dos materiais mais utilizados nas obras, o tijolo mais antigo foi encontrado por volta de 7.000 A.C. na Turquia. De lá para cá, não foi só o tempo que mudou, a peça também se adaptou e se apresenta em diferentes tipos de tijolos, tais como: de barro, de concreto e até de vidro, muitos são os tipos de tijolos disponíveis no mercado. Essas peças que são fundamentais em uma obra e podem ser usadas tanto para a construção de estruturas quanto para decoração.

Quais são os principais tipos de tijolos estruturais?

A construção de imóveis em alvenaria é a mais comum no Brasil. Hoje em dia, é possível escolher tipos de tijolos que se adaptam a diferentes estilos arquitetônicos e possuam características específicas para garantir maior durabilidade e melhor desempenho na obra. Confira abaixo os principais tipos de tijolos estruturais:

Tijolo Maciço

 

Os tipos de tijolos maciços são modelos compactos e sem furos, fabricados de acordo com as regras da norma NBR 8041. É um material que apresenta ótima resistência e capacidade de conforto térmico e acústico.

Atualmente, sua principal utilização é como acabamento, principalmente para fazer a finalização da parede com tijolinho rústico aparente.

Apesar do efeito estético bonito do tijolo maciço, ele é fabricado em uma forma pequena, o que eleva os gastos com mão de obra e material como cimento e argamassa.

Tijolo Baiano

 

O tijolo baiano é um dos tipos de tijolos mais conhecidos e utilizados para construir. É um modelo fabricado com furos — existem peças de seis e nove furos.

São utilizados como estrutura de vedação, devido a sua baixa resistência, e assentados com os furos posicionados na horizontal.

As peças têm um preço mais barato em relação ao tijolo maciço, porém são menos resistentes, o que gera muita quebra e entulho durante a obra.

Tijolo Ecológico

 

Os tipos de tijolos solo-cimento são fabricados de água, cimento e elementos do solo em geral e não utilizam a queima na finalização. A fabricação segue as especificações da norma NBR 10833. Por isso, são consideradas opções mais sustentáveis.

As peças possuem de um a dois furos, o que ajuda na hora de movimentar a fiação da rede elétrica e os canos da rede hidráulica nos pontos da casa. Além disso, proporcionam um ótimo conforto térmico e acústico.

Tijolo Refratário

 

O tijolo refratário é o melhor tipo de tijolo para construção de churrasqueiras domésticas, fornos de pizza e até de lareiras.

Por serem compostos de argila são tipos de tijolos que não absorvem muito calor, ajudando a estrutura a dissipar o ar quente para o ambiente.

 

Tijolo de Concreto

 

Bloco, tijolo, placa… o concreto possui diversas variações de nome e formatos e é um dos materiais mais indicados para a estrutura de uma construção.

Seu formato uniforme oferece a vantagem de economia de argamassa. Além disso, os tipos de tijolos de concreto apresentam um ótimo isolamento térmico, podendo ser encontrados em espessuras e larguras diferentes para vedação.

 

E os decorativos?

Os tijolos também podem ser grandes aliados na hora de decorar. Veja alguns dos tipos de tijolos mais utilizados na hora de deixar a obra mais bonita.

Tijolo de vidro

 

Os blocos de vidros costumam ser utilizados como elementos decorativos, porém, esses tipos de tijolos também oferecem apelo funcional, já que permitem grande luminosidade ao espaço e ótimo isolamento térmico e acústico.

É comumente usado para construção de divisórias entre espaços, proporcionando um efeito moderno e sofisticado.

 

 

Placas de Tijolo (tijolo de acabamento)

Essas peças são exclusivas para decoração, não possuindo o formato necessário para servirem como estrutura.

 

Esses tipos de tijolos são utilizados como revestimento, sendo aplicados por cima de uma parede já construída.

Apresentamos os principais tipos de tijolos usados em uma obra. Contudo, nem todos podem ser adequados para a sua construção ou reforma. Portanto, entre em contato com a equipe da CL Prestadora de Serviços para avaliação da sua obra.

 

Para mais informações e orçamentos:

Fone: (53) 999.534.072 – Camilo Jean de Lima
e-mail: prestacaodeservicos.cl@gmail.com

A CL Prestadora de Serviços é uma empresa jovem da capital da paz, que foi fundada no segundo semestre do ano de 2019. A empresa conta com a larga experiência no segmento que atua, através de seu proprietário Camilo Jean de Lima, experiência que foi adquirida junto ao trabalho desenvolvido com grandes construtoras do estado, tais como: Construtora Schumann, do município de Pelotas e Construtora Mânica JJR de Carazinho/RS. A empresa presta diversos serviços que vão desde a alvenaria até o acabamento da sua obra. Tendo a disponibilidade de atuar tanto na cidade como na campanha.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios