- DestaquesNOTÍCIAS

Dom Pedrito e a devoção por Nossa Senhora de Fátima

Aparição Mariana completa 105 anos neste 13 de maio

Expressada de diferentes maneiras, a fé é algo extremamente particular e, muitas vezes, inexplicável. O significado da palavra pode ser facilmente consultado em qualquer dicionário, mas a compreensão de sua força e seus mistérios vão além do entendimento humano.

Neste 13 de maio, comemora-se os 105 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Conta a história que a virgem apareceu para três crianças que trabalhavam com o pastoreio na região, mostrando-se todo dia 13 durante seis meses.

A devoção na Capital da Paz

Em Dom Pedrito, a devoção pela virgem começa na década de 1950, com missas realizadas na Escola Senador Pasqualini e animadas pelas irmãs do Horto. Em 1955 acontece a primeira procissão em honra à Santa, tradição conservada até hoje no município, como destaca o padre Roberto Carlos Barbosa.

O contrato para a construção do Santuário – localizado no alto da Av. Barão do Upacaraí, Zona Norte da cidade – é firmado em 1956, mas a obra só foi finalizada uma década depois, em 1966. Os recursos para a construção da capela foram angariados pelo padre Antônio Paul, na Alemanha, e por meio de doações da comunidade. Em 8 de maio de 1966 o templo é oficialmente inaugurado, com uma bênção do então Bispo Diocesano de Bagé, Dom José Gomes.

Festividade

Para encerrar a programação realizada pela comunidade Nossa Senhora de Fátima, nesta sexta-feira (13), além da celebração com bênção da saúde, haverá ainda uma procissão luminosa, com saída e retorno do santuário, onde haverá a coroação da imagem da Santa.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios