+++ Conteúdo Patrocinado- DestaquesNOTÍCIAS

TRIGO | Cultura de inverno que traz lucro ao produtor e gera benefícios ao solo

A cultura do trigo, que já teve seus tempos áureos no município de Dom Pedrito volta a despertar o interesse do produtor. Antes cultivada como cultura principal ou alternativa e depois abandonada por falta de valorização, a cultura vem atraindo novamente os olhares dos produtores gaúchos, cenário em que vários pedritenses já estão inseridos e já colhem, literalmente, os frutos positivos dessa gramínea.

De acordo com os técnicos da C.Vale, Cooperativa Agroindustrial que já tem sede no município, pode-se destacar diversas vantagens no cultivo do trigo em nossa região:

A primeira é sem dúvida o fato de a cultura representar uma renda extra. Assim o produtor gera uma receita na sua propriedade em uma época em que tradicionalmente a estrutura estaria ociosa.

A rotação de cultura é outro fator positivo. O plantio do trigo possibilita que o produtor tenha uma cobertura de terra muito benéfica em termos de fixação de nutrientes no solo.

O plantio do trigo também possibilita que haja um maior controle de plantas invasoras, que se aproveitam do período ocioso entre um plantio e outro. Assim, de forma natural, o produtor economiza com defensivos agrícolas.

A palhada que é gerada depois da colheita do trigo é uma excelente base para o plantio da soja, cultura que pode ser implantada na sequência.

A otimização do maquinário e mão de obra da propriedade também é um fator que merece destaque para quem planta trigo. O produtor da região de Dom Pedrito certamente reconhecerá que em certos períodos do ano ocorre uma paralisação das atividades, justamente por conta do clima que não permitem o plantio do arroz, tampouco da soja, período este em que o trigo entra como solução.

A demanda pelo produto vem garantindo a manutenção de um preço sustentado, com a C.Vale travando o preço atual em R$ 89,00 a saca de 60kg, o que garante ao produtor uma margem de comercialização positiva em termos de custo/benefício de produção.

Em se falando de manejo, a cultura oferece uma ampla flexibilidade, com investimentos de baixa, média e alta complexidade de tecnologia. Em outras palavras, se o produtor quiser fazer uma lavoura barata, investindo o mínimo necessário, ainda assim ele terá lucro.

Como toda cultura existem riscos, notadamente os climáticos, porém, com orientação técnica e uso de cultivares melhoradas, utilização de seguro da lavoura (Serviço que a própria C.Vale disponibiliza) tem-se cada vez mais mitigado esses fatores.

A C. Vale garante ao produtor o fornecimento de sementes e insumos, recebimento e assistência técnica, além da comercialização do grão.

Celular (53) 99943 6163

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios