+++ Conteúdo Patrocinado- DestaquesVARIEDADES

Festas de fim de ano: Manter a dieta ou “chutar o balde”?

Confira algumas dicas para manter o equilíbrio alimentar nessa época do ano

As festas de final de ano já estão chegando e com elas o momento de confraternizar com a família e os amigos nessas ocasiões especiais. É tempo de celebrar, compartilhar e renovar os laços de afeto em torno da mesa – e aproveitar as irresistíveis ceias de Natal e Ano Novo. A nutricionista Natália Costeira vai falar sobre como ajudar a manter o equilíbrio durante o período de festas de final de ano, entre natal e ano novo, compartilhando algumas dicas que irão facilitar nas festividades.

1: Faça refeições equilibradas antes da comemoração

No dia da festa, a maneira como você se alimenta, até a hora da ceia, fará toda a diferença no controle da sua dieta. Então, a dica de ouro é já iniciar o dia com um bom café da manhã: cereais, iogurte, aveia, pães integrais, frutas, entre outros alimentos leves e saudáveis, são ótimas escolhas.

E para manter a alimentação equilibrada, lembre-se de não pular nenhuma das refeições durante o dia, bem como não ficar muitas horas sem se alimentar. Com isso, você ganha mais energia para celebrar o dia comemorativo, e ainda garante mais saciedade ao organismo.

2: Comece pelas saladas e legumes

Quando for montar o seu prato, a dica é começar pelos alimentos mais leves e saudáveis, como saladas e legumes, por exemplo. Essa escolha no prato é ótima para gerar mais saciedade e, com disso, ajuda a evitar os exageros durante a ceia.

Além dessa excelente vantagem, você pode se servir com porções generosas de saladas e legumes – sem medo de consumir muitas calorias. Anote as sugestões: rúcula, agrião, alface, escarola, pepino, brócolis, pimentão, palmito, tomate cereja, entre outras boas escolhas, podem ser servidas antes do seu prato principal.

E para colorir e enriquecer ainda mais essa refeição especial, você pode acrescentar à sua salada, frutas como abacaxi e manga, bem como as deliciosas nozes, torradas e queijos brancos.

3. Escolha as carnes magras

Dê preferência às carnes de peru, aves, chester ou peixes. Essas versões mais magras de carne são ótimas opções para levar ao prato e, de quebra, ainda ajudam no controle do peso.

4. Fique atenta aos acompanhamentos

Altamente calóricos, os acompanhamentos servidos nas ceias são, de modo geral, carboidratos, ou seja, bastante calóricos.

Nesta lista temos: farofas, arroz, risotos, cuscuz, salpicão, salada de maionese e mais uma variedade de tortas salgadas. O ideal, então, é você consumi-los com equilíbrio, juntamente com carnes magras e saladas variadas. 

5. APROVEITE AS FESTAS, MAS LEMBRE-SE DE VOLTAR AO FOCO NO DIA SEGUINTE: Muitas pessoas após as comemorações, pensam da seguinte forma: “Já que saí da dieta mesmo, agora já era, vou seguir comento livremente.” Esse pensamento fará você comer além do que precisa e fará você perder seu objetivo principal.

APROVEITE  AS FESTAS E COMEMORAÇÕES, MAS NÃO ESQUEÇA DO SEU OBJETIVO. 

Feliz Natal e Próspero Ano Novo, com carinho Natália Costeira Nutricionista.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios