- DestaquesNOTÍCIAS

Nascidos em 2004 devem ficar atentos quanto ao período de alistamento para o Serviço Militar

Quem deixa de cumprir o alistamento, além de pagar multa, sofre várias sanções

Os cidadãos nascidos em 2004 devem ficar atentos para realizar seu alistamento militar no prazo a ser iniciado em janeiro de 2022. O processo de alistamento é obrigatório para todas as pessoas do sexo masculino ao completarem 18 anos de idade.

Quem deixa de cumprir o alistamento, além de pagar multa, sofre várias sanções, como o impedimento de obter passaporte ou prorrogar sua validade, ficar impossibilitado de ocupar cargos públicos, além de não poder prestar exame nem realizar matrícula em instituições de ensino. Os impedimentos também se estendem a outras esferas, como em relação à assinatura de contrato com os governos Federal, Estadual e no âmbito dos Municípios. Quem deixa de cumprir a obrigação do alistamento não consegue obter a carteira profissional, dentre outras sanções.

O Governo Federal disponibiliza duas formas para fazer o alistamento: pela Internet ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar. Para efetuar o alistamento, o candidato deve apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade, comprovante de endereço, com CEP, endereço de e-mail e número de telefone de contato no escritório da Junta Militar, localizada na Av. Rui Barbosa, 829, com horário de atendimento de segunda a sexta, das 7:30 às 13:30. Após o encaminhamento, o cidadão pode acompanhar os próximos passos em alistamento.eb.mil.br.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios