- DestaquesVARIEDADES

Segunda-feira de calorão em todo o estado

Terça-feira deve trazer instabilidades para a região da Campanha

Faltando um mês para a chegada oficial do verão, o calorão já começa a dar as caras no Rio Grande do Sul. Em um final de semana marcado pelas altas temperaturas, a máxima em Porto Alegre bateu os 32ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), enquanto o recorde estadual ficou para Uruguaiana, onde a temperatura máxima foi de 35,7°C neste domingo (21).

Pouco deve mudar nesta segunda-feira (22), quando o sol brilha forte, faz calor e não chove na maior parte do Estado, de acordo com a previsão da Somar Meteorologia. O calorão também não vai embora, com temperaturas elevadas principalmente durante a tarde. Do Nordeste ao Oeste, vale ficar de olho na umidade do ar, que pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quentes do dia.

Mas há duas exceções: uma frente fria traz instabilidade para o Centro Sul e para a Campanha, ao longo desta segunda. São esperadas algumas pancadas de chuva isoladas nestes regiões, a partir do meio-dia, com possibilidade de raios e rajadas de vento. 

As nuvens de chuva se espalham por quase todo o Rio Grande do Sul na terça-feira (23), de Norte a Sul. Há riscos para trovoadas e rajadas de vento, além de queda de granizo. Somente a Fronteira Oeste e Missões escapam da instabilidade, onde o tempo será firme.

Mas o sol volta a brilhar na quarta-feira (24) na maior parte do Estado, do Nordeste ao Sul, inclusive em Porto Alegre. A chuva fica concentrada nas regiões Oeste e Noroeste, onde cai em pancadas pontuais, porém fortes, com raios e rajadas de ventos.

Na quinta-feira (25), a preocupação passa a ser o vento, com possibilidade de formação de um ciclone extratropical, que pode trazer temporais e chuva volumosa sobre todo o Estado. São esperados mais de 100 milímetros na metade norte gaúcha, só na quinta, e a chuva persiste na sexta-feira.

O próximo final de semana, contudo, deve ser de tempo bom outra vez.

Fonte: GZH.

Em Dom Pedrito

A semana começa com temperaturas em elevação em todo o estado. Nesta segunda-feira (22) as máximas devem ultrapassar os 34°C na Capital da Paz. As mínimas para hoje são de 17°C. A umidade relativa do ar pode ficar bem abaixo do nível considerável saudável e por isso é recomendado evitar os horários de pico do calor e ingerir bastante água. O dia será de sol e céu claro.

Amanhã (23) zonas de instabilidade se aproximam da região da Campanha e devem causar pancadas de chuva em Dom Pedrito. Segundo a Somar Meteorologia, o volume esperado é de aproximadamente 8 milímetros. As temperaturas diminuem bastante com relação ao dia anterior: mínimas de 18°C, máximas que não ultrapassam os 27°C.

Na quarta-feira (24) o tempo volta a firmar em todo estado e as temperaturas sobem novamente na Capital da Paz: o dia deve iniciar com temperaturas de 14°C, mas durante a tarde as máximas podem chegar aos 30°C.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios