NOTÍCIAS

Setembro Amarelo: Você sabe o que significa, a origem e a importância da campanha?

O que significa Setembro Amarelo? Qual é a origem da campanha? Por que ela é importante? Essas são dúvidas frequentes entre os brasileiros, especialmente porque a depressão e outros transtornos psiquiátricos ainda são um tabu para muitas pessoas. Por isso, é essencial falar sobre o tema e entender como as palavras negativas e os ataques virtuais podem impactar na vida de um ser humano. 

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 800 mil indivíduos tiram a própria vida todos os anos. Conforme revelado pela entidade, essa é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, sobretudo em países de baixa e média renda. 

Como surgiu a campanha

A campanha surgiu em 1994, nos Estados Unidos. Na ocasião, Mike Emme, de apenas 17 anos, cometeu suicídio. Habilidoso, o jovem restaurou um Mustang 68 e pintou o automóvel de amarelo. A família e os amigos do rapaz não perceberam seus problemas psicológicos e, por isso, não conseguiram salvá-lo. 

Durante o velório, pessoas próximas a Mike montaram uma cesta com muitos cartões e fitas amarelas. A seguinte mensagem se destacou na homenagem ao garoto: “Se precisar, peça ajuda”. A história de Emme foi o estopim para o movimento. Nesse contexto, o laço amarelo acabou sendo escolhido como símbolo da prevenção e da luta contra o suicídio. 

No Brasil, o Setembro Amarelo foi adotado oficialmente em 2015, em parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Se você está passando por momentos difíceis, entre em contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida. O número é 188 e a chamada é gratuita para todo o Brasil. Sua vida é muito importante, não desista dela! 

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios