- DestaquesVARIEDADES

Anita Garibaldi completa 200 anos como ícone do empoderamento feminino

A revolucionária é reverenciada no Brasil e no exterior, no Uruguai e na Itália.

Nome de cidade, tema de filme, enredo de escola de samba, personagem de série televisiva, referência para as mulheres, revolucionária destemida: o legado da brasileira Anita Garibaldi completa hoje 200 anos.

Nascida em 30 de agosto de 1821, em Laguna, SC, Anita era conhecida pela alcunha de “heroína de dois mundos” devido à participação em batalhas no continente americano e europeu, ela tem uma das mais admiradas trajetórias documentadas na história, apesar do pouco tempo que viveu.

Em um tempo em que as mulheres praticamente não participavam das guerras na condição de oficiais, Anita notabilizou-se pela presença em embates em três diferentes países e por diferentes causas. No Brasil, aderiu à Revolução Farroupilha, que pretendia tornar parte do território do sul independente, instituindo a república e o abolicionismo. Em terras uruguaias, lutou contra exércitos invasores estrangeiros que tentavam tomar o poder. Na Itália, dedicou-se à unificação do país, onde teve a vida tomada por uma febre tifoide, grávida do quinto filho, segundo os registros.

Considerada, no Brasil e na Itália, um exemplo de dedicação e coragem, Anita foi homenageada pelos brasileiros com a designação de dois municípios, ambos no estado de Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Muitas cidades brasileiras possuem bairros, ruas e avenidas com seu nome. Em abril de 2012 foi sancionada a Lei 12.615 que determinou que seu nome fosse inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Para garantir o merecido reconhecimento à memória de Anita, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, instituiu o Ano de Anita, dedicando 2021 às comemorações pela passagem dos 200 anos de seu nascimento.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios