- DestaquesNOTÍCIAS

Quinta-feira promete calor acima dos 30ºC, rajadas de vento e sensação de abafamento no RS

Em Dom Pedrito a chuva pode chagar no começo da noite

Após uma quarta-feira marcada pela chuva e queda de granizo no Rio Grande do Sul, os gaúchos vão poder abandonar o guarda-chuva nesta quinta-feira (19), mas será por pouco tempo. A previsão é de céu limpo e calor acima dos 30ºC em todo o Estado durante o dia. À noite, porém, a instabilidade retorna em parte do território. 

 Segundo a Somar Meteorologia, a quinta-feira pode registrar uma das tardes mais quentes do inverno, com recorde de calor inclusive em Porto Alegre. Na Capital, a máxima pode chegar aos 33°C. No Norte, na Serra e no Vale do Rio Pardo, os termômetros podem beirar os 40ºC, como São José do Sul: 39°. 

Isso ocorre, segundo a Somar, devido à atuação de uma área de baixa pressão, que propicia a concentração de umidade e de calor. Somado a ela, há um fluxo de calor vindo do interior do Brasil e também a presença de uma pré-frontal, ou seja, ventos quentes que predominam do quadrante norte sobem ainda mais a temperatura. 

A ventania mais intensa deve ocorrer nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai, como nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste, e Região Sul, com rajadas de vento na média entre 60 e 70km/h, mas não se descarta que em alguns pontos possa passar disso. Na Serra, há possibilidade de ventos de até 60km/h.

Durante a noite, a aproximação de uma frente fria provoca chuva com trovoadas no extremo sul e Região da Campanha. Na sexta-feira (20), uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, causando temporais e queda da temperatura. Há risco de trovoadas e ventania inclusive na Capital.  

  • Em Dom Pedrito

A quinta-feira (19) começou com muitas nuvens, aberturas de sol e ventania. O calor foi a marca das primeiras horas com 20° C de mínima. A temperatura tende a aumentar com os termômetros podendo alcançar os 30° C na parte da tarde. Uma área de instabilidade avança pela Estado e a chuva pode ocorrer a partir da tarde e noite.

Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios