- DestaquesNOTÍCIAS

Primeira Estação Ferroviária de Dom Pedrito pode ser tombada com patrimônio histórico-cultural

Município pleiteia junto ao Estado que o prédio histórico, hoje nas dependências da Escola Artur Vilamil de Castro, seja oficialmente declarado patrimônio histórico-cultural

A primeira Estação Ferroviária de Dom Pedrito, chamada estação velha, poderá ser tombada como patrimônio histórico-cultural do Estado. Ao menos essa é a intenção do município, caso o governo estadual atenda a solicitação.

A iniciativa é da direção da Escola Artur Vilamil de Castro, que na pessoa do professor Omar Carvalho Jardim, buscou auxílio junto à vereadora Rosemeri Martins dos Santos, também professora. A parlamentar fez uma ponte entre a indicação e o Executivo municipal que, compreensivo ao anseio daquela comunidade escolar, encaminhou oficio a coordenadora da 13ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação.

Em sua justificativa, o prefeito Mario Augusto de Freire Gonçalves destacou a importância histórica do prédio e a proposta da comunidade escolar onde a estação fica, de angariar recursos para a sua reforma e posterior transformação em um Centro Cultural e Educacional.

Segundo o documento, o prédio representa uma ligação entre o passado e o presente, pois serviu de sede inicial para a Escola Artur Vilamil de Castro.

A primeira locomotiva a vapor chegou a Dom Pedrito no Ano de 1922 e foi um acontecimento muito importante, uma vez que proporcionou ao município a sua ligação pela malha ferroviária a outras partes do Estado.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios