- DestaquesNOTÍCIAS

Equipe de Vigilância em Saúde continua trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Comunidade deve continuar informando onde for encontrado foco do mosquito

A equipe de Vetores da Vigilância em Saúde informa a atualização das pessoas suspeitas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em Dom Pedrito.

  • Moradora do bairro Dr. José Tude de Godoy – Dengue: não reagente; Chikungunya e Zika Vírus: não reagente.
  • Moradora do bairro São Gregório – Dengue: não reagente; Chikungunya: aguarda resultado; Zika Vírus: não reagente.
  • Moradora do bairro São Gregório – Dengue, Chikungunya e Zika Vírus: aguarda resultado.
  • Morador do bairro Dr. José Tude de Godoy – Dengue: resultado laboratório particular – positivo; resultado do LACEN – Dengue, Chikungunya e Zika Vírus: aguarda resultado.
  • Moradora do bairro Dr. José Tude de Godoy – Dengue: não reagente; Chikungunya e Zika Vírus: reagente.

Este último resultado ainda aguarda a definição se foi Chikungunya ou Zika Vírus que a jovem teve. Ela começou a apresentar sintomas no dia 17/04/2021, como: febre alta, cefaleia, mialgia, náuseas, dor nas costas, sendo que os mesmos persistiram por 20 dias. Está jovem não apresenta mais sintomas. Em 30 dias de trabalho a equipe de vetores coletou 87 amostras positivas para o mosquito Aedes aegypti, sendo 37 no bairro Dr. José Tude de Godoy, 38 no bairro Centro, 11 no bairro Getúlio Vargas e uma no bairro São Gregório.

Solicitamos que a comunidade continue informando onde for encontrado o mosquito Aedes aegypti adulto, para que possamos monitorar os locais com maior presença do vetor e assim direcionar os trabalhos para esses locais.

POTENCIAIS CRIADOUROS:

Citamos alguns criadouros que passam despercebidos como por exemplo: calhas, lajes com desnível, caixas de drenagem da água da chuva, ralos, lixeiras, plantas em vasos com água, pátios que acumulam água da chuva, ar condicionado central, caixas d’agua desativadas, lonas usadas em cobertura ou jogadas no chão e garrafas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Dom Pedrito

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios