- DestaquesNOTÍCIAS

Inmet alerta para risco de tempestade em todo o Estado nesta sexta-feira

Em Dom Pedrito, chuva começou às 8h30mim

Sistemas de baixa pressão atmosférica localizados no Paraguai — combinados com áreas de instabilidade e com o fluxo de umidade que chega da região amazônica ao território gaúcho — podem resultar em temporais no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (21), a qualquer hora do dia. 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todo o Estado (além de parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul). De acordo com o instituto, há risco de acumulados significativos de chuva, rajadas de vento de até 100 km/h e até queda de granizo. Por conta disso, o Inmet chama a atenção para a possibilidade de transtornos como árvores derrubadas, corte no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações.

De maneira geral, as temperaturas não mudam muito em relação às registradas nos dias anteriores. A mínima desta sexta no RS, de acordo com a Somar Meteorologia, está prevista para São José dos Ausentes, na Serra: 4°C . Já a máxima, 31°C, é esperada em Doutor Maurício Cardoso, no noroeste gaúcho. Em Porto Alegre, o destaque fica por conta da baixa amplitude térmica, com os termômetros variando entre 13°C e 17°C.

No sábado (22), o tempo continua instável na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral e nas regiões norte, noroeste e sul do Estado, mas somente entre a madrugada e o final da manhã. Nesse período, porém, ainda há risco de temporais nessas áreas, devido à influência de um ciclone extratropical que deve se formar próximo ao Uruguai. Nas demais áreas, o céu deve ficar aberto ao longo de todo o dia, sem mais condições para chuva.

Em Dom Pedrito

O amanhecer foi de instabilidade. Com céu nublado, trovões e os primeiros pingos de chuva vieram por voltas das 8h30min. A temperatura logo cedo teve mínima de 12°. O curioso é que ela não varia muito, devendo chegar somente aos 15° C de máxima. Os principais institutos de meteorologia apontam para um volume de chuva de até 43 mm. O Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia alertou para risco de tempestade em todo o Estado.

Fonte: GaúchaZH/ Climatempo/Somar

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios