+++ Conteúdo Patrocinado- Destaques

Gestra – Gestão em Segurança e Medicina do Trabalho

Ambientes de trabalhos mais seguros, prevenção de acidentes do trabalho e promoção a saúde dos trabalhadores, Envios de eventos de SST para o e-social

As normas de segurança do trabalho, assim como as responsabilidades do empregador, estão devidamente regulamentadas na Constituição Federal. Além das normas trabalhistas, existe a legislação previdenciária, que com a entrada do E-social, programa do governo federal, as empresas terão que informar de forma on-line dados relativos à acidente do trabalho, agentes de risco e exames médicos ocupacionais.

Estar atento a tantas normas e prazos pode ser uma tarefa difícil para as empresas, sejam elas urbanas ou rurais, por isso a Gestra também faz esse gerenciamento, tanto das obrigações trabalhistas quanto previdenciárias.

E-social: Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas —, um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014.

Contando com um moderno software de sst, a Gestra está apta à auxiliar os empregadores, tanto pessoa física quanto jurídica, nos envios para o e-social. Atenção as empresas do grupo 1(grandes empresas), já terão que fazer os envios a partir de 08/06/2021. Com isso, o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) será eletrônico com informações a partir da data de vigência do e-Social. Isso significa que não haverá informações do passado no e-Social e as empresas terão que ter PPP em formulário até a data do PPP eletrônico e, a partir daí, o que for enviado ao Governo servirá para alimentar o PPP que não será mais solicitado ao trabalhador quando ele for requerer a ACET (Aposentadoria por Condições Especiais de Trabalho). A CAT será transmitida pelo e-Social e o sistema CATWeb do Governo deixará de ser utilizado. Em breve entrará a obrigatoriedade para produtores rurais!

As informações de SST que até então ficavam apenas no ambiente da empresa passarão a ser compartilhadas com o Governo e, futuramente, com o trabalhador.

Atenção Contadores:

Procure a Gestra para informações sobre quem são as empresas que entrarão no Grupo 1, a partir de 08/06/2021 e quais eventos deverão ser enviados. Pois estes eventos, levam certo tempo para serem identificados e quantificados, se necessário.

Porque contratar os serviços da Gestra

A segurança do trabalho tem como foco a prevenção de acidentes e cuidado com a saúde dos trabalhadores. Por meio de uma análise específica das atividades executadas pelos trabalhadores, é possível determinar quais atividades oferecem maiores riscos e a melhor forma de executá-las sem que os acidentes de trabalho aconteçam. Outra atividade muito importante executada pela segurança do trabalho, é a identificação e reconhecimento dos agentes de risco no ambiente de trabalho, em alguns casos é necessário a utilização dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) ou EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) para garantir a saúde dos trabalhadores. A correta utilização dos equipamentos de segurança proporciona aos trabalhadores a proteção específica para determinados agentes de risco que possam estar presentes no ambiente de trabalho, por isso a necessidade de avaliar cada ambiente de trabalho e propor as melhorias necessárias para garantir um ambiente seguro.

É sabido que acidentes de trabalho geram um custo enorme, não só para as empresas e para a previdência, mas para o funcionário que tem a saúde e capacidade de trabalho afetadas. Os gastos de tempo e dinheiro que as empresas têm que dispor para substituir um trabalhador afastado vão muito além de contratar outro servidor – ele precisa de treinamento e tempo para adaptação, recursos que demandam valores que podem ser evitados com o devido investimento, orientação que a Gestra sabe como fazer.

Um espaço de trabalho que ofereça segurança estimula os trabalhadores a desempenharem suas funções com mais eficiência e com maior motivação. Isso acontece porque sentem-se mais seguros e também mais valorizados. Em consequência, o empregador obtém melhor aproveitamento da mão de obra.

Agende uma visita e saiba do que sua empresa precisa para estar alinhada com as exigências legais, tanto trabalhistas como previdenciárias.

Outros serviços que você encontra na Gestra

EXAMES CLÍNICOS

Realização de Exames Ocupacionais: admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional.

EXAMES COMPLEMENTARES

Realização de Audiometria, Espirometria, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Teste de Acuidade Visual, exames laboratoriais.

Controle de Exames – via software controlamos a periodicidade de exames ocupacionais e enviamos via e mail com um mês de antecedência a convocação de quais são os trabalhadores que deverão passar pelo exame periódico. Pois a NR07 determina prazos para estes exames.

PCMSO
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – Elaboração e implantação do programa, para a realização dos exames ocupacionais, em cumprimento da NR7.

Segurança do trabalho

  • PPRA
    Programa de Prevenção de Riscos Ambientais -Elaboração e assessoria na implantação do programa em cumprimento da atual NR9.
  • PGRO
    Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais nova NR 01 prevista para entrar em vigor em 02/08/2021. Substituirá o atual PPRA e trará a obrigatoriedade da gestão eficaz dos agentes de risco. Deverá ser elaborado com base em uma matriz de risco, com critérios já estabelecidos pela nova NR 01.
  • LTCAT
    Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – Laudo obrigatório para cumprir exigência da previdência social, muito solicitado na hora do trabalhador requerer a aposentadoria especial.
  • PPP
    Perfil Profissiográfico Previdenciário – Sistema informatizado para emissão de PPP com acesso restrito para clientes, através de login e senha.
  • PPREC
    Programa de Prevenção de Riscos em Espaços Confinados –NR 33 obrigatório para situações como por exemplo: silos, moegas, fosso de elevador, etc…
  • CIPA E SIPAT
    Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Implantação completa da CIPA, abrangendo Editais, Eleições, Treinamento e acompanhamento de Reuniões, conforme NR05. Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – Organização e Desenvolvimento da SIPAT, com palestras e treinamentos.
  • APR
    Análise Preliminar de Risco – Realização de análise de riscos conforme normas da ABNT.
  • NR 20
    Assessoria a postos de combustíveis, empresas e prestadoras de serviços que trabalham com inflamáveis, no cumprimento da nova NR 20.
  • A.E.T.
    Análise Ergonômica do Trabalho (Laudo Ergonômico) – Avaliação Ergonômica de cada Posto de Trabalho e suas Funções, com elaboração da análise (laudo), atendendo a NR17.

ORDEM DE SERVIÇO

Elaboração de Ordem de Serviço, entregue ao trabalhador no ato da realização do aso (atestado de saúde ocupacional) descrevendo os procedimentos de trabalho para cada função/operação da empresa atendendo a nova NR 1.

TREINAMENTOS

Na área de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, com base na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Portaria 3.214/78 MTE e Lei 8.213/91 INSS.

  • NR 6 (EPIs realizado na sede da Gestra no ato do atestado de saúde ocupacional),
  • NR 12 – Máquinas e Equipamentos,
  • NR 20 Líquidos combustíveis e Inflamáveis,
  • NR  31 Trabalho com Agrotóxicos e Curso de Aplicadores de Agrotóxicos Hormonais,
  • NR 33 Espaços Confinados
  • NR 35 – Trabalho em Altura.

ÁREA RURAL

Atendendo os requisitos das Normas Regulamentadoras (NR’s 31 , 33 e 35, CIPATR, SESTR, etc.). Programas, laudos, treinamentos entre outros serviços conforme a necessidade de cada cliente.

Programa de Gerenciamento de Riscos no Trabalho Rural – PGRTR  novo Programa de Gestão de Riscos Rurais com data prevista de entrada em vigor para Outubro de 2021, onde a gestão de riscos terá que ser feita com base na representatividade da amostra, com matriz de riscos e plano de ação de acordo com os dados obtidos na matriz, que possui critérios pré determinados pela nova NR.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios