- DestaquesVARIEDADES

Calor e expectativa de chuva para o final do dia

Termômetros devem alcançar os 30° C na parte da tarde

A semana no Rio Grande do Sul começa com tempo firme e temperatura elevada na maior parte do território gaúcho, assim como foi no final de semana. Ainda vai levar mais uns dias para aquele friozinho de outono dar as caras novamente. Segundo previsão da Somar Meteorologia, as máximas se elevam ainda mais nesta segunda-feira (3), e a sensação de calor predomina em praticamente todo o Estado com baixa umidade do ar. Porém, a chuva pode aparecer nas regiões próximas a fronteira com Uruguai.

Nesta segunda, a menor mínima no RS deve ser registada em Cambará do Sul, com 12ºC, enquanto a maior máxima está prevista para ocorrer em Santa Maria, com 32ºC. Em Porto Alegre, a mínima é de 18ºC e a máxima de 31ºC .

Conforme informações da Somar, a aproximação de uma frente fria que vai atuar sobre o Uruguai deve aumentar a instabilidade em toda a fronteira com o Estado, provocando pancadas de chuva isolada em toda faixa que faz fronteira com o país vizinho. A chuva deverá atingir as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste no final da tarde desta segunda.

A frente fria irá avançar pelo Estado na terça-feira (4), deixando o tempo fechado e espalhando chuva por todo o Rio Grande do Sul. As previsões indicam chance de chuva mais expressiva em algumas cidades do sul e leste do Estado entre terça e quarta-feira (5), mas sem risco para fortes temporais. Mesmo assim, a Somar avisa que a chuva virá com trovoadas. A previsão aponta que os ventos sopram de moderados a fortes pelo Estado e no litoral podem ultrapassar os 60km/h. No noroeste gaúcho não deve chegar a chover. 

A partir de terça, as temperaturas começam a entrar em declínio no sul e leste do Estado. Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 18°C e a máxima de 27°C. Em Pelotas, a temperatura ficará entre 16°C e 23°C.

Já a partir de quarta-feira (5), a chuva deve perder força e as temperaturas despencarão, principalmente à tarde, por conta de uma nova massa de ar frio. De acordo com a Somar, a chuva deve ficar concentrada no Rio Grande do Sul até a quinta-feira (6), pelo menos. Até o fim da próxima semana, as temperaturas devem seguir diminuindo, enquanto o tempo volta a ficar firme. 

Em Dom Pedrito

A segunda-feira começou com temperatura mais alta que nos dias anteriores. Nas primeiras horas foi registrado 18° C e a máxima deve ultrapassar os 30° na parte da tarde, preludio da chuva que está sendo anunciada pelos especialistas. Ela deve chegar no final do dia e permanecerá na terça-feira (4).

Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios