- DestaquesVARIEDADES

Dia do trabalhador – o dia de todos nós

Lá se vão 135 anos desde aquele longínquo 1º de maio de 1886, quando em Chicago – EUA, milhares de trabalhadores se reuniram para protestar sobre as condições de trabalho, momento em que pediam principalmente a redução da jornada de trabalho que naquela época chegava às 17h por dia. Confronto com policiais, mortes e prisões, mas também inspiração para outras tantas manifestações por aquele país e depois pelo mundo, fizeram com que trabalhadores de todos os lugares conquistassem inúmeros direitos.

Até aqui falamos do trabalho enquanto atividade remunerada, aquela que resulta em um pagamento pela execução de uma tarefa, mas o trabalho tem um alcance infinitamente mais vasto do que este. A consciência de sua realização é extensiva até os animais, que também trabalham pela sua subsistência – os pássaros, por exemplo, constroem ninhos e casas, alimentam os filhotes, unem-se em bandos para sua segurança, e por aí vai.

O planeta realiza trabalho evoluindo através dos milênios, acomodando placas tectônicas, equilibrando o clima e gerando vida. Vida, ela própria é um trabalho das eras em favor da evolução geral Viu como tudo é trabalho.

Filosofias e devaneios à parte, é preciso considerar a importância desse dia, muito além de um simples feriado.

Vamos celebrar a condição humana de desempenhar trabalhos intelectuais, criativos ou físicos. Trabalhar significa se dedicar a um objetivo nobre, mesmo que no passado ainda recente tenhamos visto o homem impor o trabalho escravo, o trabalho forçado, o trabalho como punição.

Hoje é um dia de comemoração, um dia em que devemos celebrar as conquistas e repudiar as tentativas de retrocesso. Muitos de nós em várias partes do mundo estamos agora em nossas casas, porém, ainda assim, outros tantos desempenham suas atividades, essenciais que são, levando o conforto, a segurança e a saúde à humanidade.

Trabalhadores que somos, artífices de nossos destinos, aproveitemos o dia de descanso ativamente, produzindo bons pensamentos, gerando positividade, construindo pontes entre ideias discordantes, unindo forças em prol de dias melhores.

O mundo em pandemia nos pede atividade, colaboração, cooperação.

Feliz dia do trabalhador!

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios