- DestaquesVARIEDADES

Inmet alerta para risco de tempestades nesta sexta-feira

Dom Pedrito registrou chuva forte e rajadas de vento já na noite de quinta-feira

Nesta sexta-feira (26), uma frente fria que está localizada no Oceano Atlântico e sistemas de baixa pressão atmosférica se aliam à corrente de umidade vinda da região amazônica, o que favorece a condição de tempo instável no Rio Grande do Sul, com chance de tempestades. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de céu fechado em todas as áreas, com fortes precipitações e trovoadas ao longo do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade em todo o Estado, com chance para fortes rajadas de vento (de até 100 km/h), queda de granizo e grandes acumulados, que podem chegar a 100 mm na Fronteira Oeste, na Campanha e nas regiões centro, norte, sul e noroeste do RS. Não se descartam transtornos como queda de árvores e de energia elétrica, estragos em plantações e alagamentos. Além do Rio Grande do Sul, o alerta é valido para Santa Catarina e parte do Paraná.

As temperaturas se elevam, chegando a 35°C em Westfália, no Vale do Taquari. Na Capital, a variação térmica fica entre 21°C e 32°C.

No sábado (27), a chuva segue marcando presença, por conta de uma nova frente fria que avança em direção a Santa Catarina, espalhando zonas de instabilidade pelo território gaúcho. Segundo a Somar, o céu se mantém fechado em todas as áreas, com fortes pancadas de chuva e trovoadas a qualquer hora do dia, além de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados. Na Fronteira Oeste, são esperados acumulados significativos. Em Uruguaiana, por exemplo, o volume previsto é de 83 mm — o que corresponde a cerca de 57% da média de chuva esperada para março.

Por conta da nebulosidade, as temperaturas ficam mais baixas, chegando a 33°C em Faxinalzinho, no norte gaúcho. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 24°C.

Em Dom Pedrito

A chuva chegou na Capital da Paz ainda na noite de ontem. Intensas rajadas de vento foram precursoras da chuva que teve fortes pancadas. O acumulado no pluviômetro da Qwerty até a manhã desta sexta-feira era de 46 mm. A temperatura caiu um pouco e a máxima não deve ultrapassar os 25° C. Areas de instabilidade garantem o tempo chuvoso durante todo o final de semana.

Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios