- DestaquesVARIEDADES

Instabilidades voltam ao município nesta quinta-feira

Somar Meteorologia prevê 30 mm para a Capital da Paz

O tempo ficou firme ao longo desta quarta-feira (24) em boa parte do Estado. Segundo a Somar Meteorologia, algumas regiões registraram pancadas fracas e isoladas de chuva à tarde: Serra, Litoral Norte, Vale do Sinos, Região Metropolitana e as regiões norte e sul do Estado.

As temperaturas seguiram praticamente as mesmas em comparação aos últimos dias, com máxima de 32,3°C em São Borja, na Fronteira Oeste. Na Capital, a variação térmica ficou entre 19,5°C e 27,9°C.

Na quinta-feira (25), a instabilidade volta a aparecer no Estado, por conta da aproximação de uma nova frente fria no Oceano Atlântico, que ajuda a canalizar a umidade vinda da região amazônica, combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. Com essas condições, de acordo com a Somar Meteorologia, deve chover em forma de pancadas moderadas em grande parte do território gaúcho, com raios e rajadas de vento ao longo do dia. 

Já na Fronteira Oeste, na Região Sul e na Campanha, a chuva deve ganhar força, com risco para eventual queda de granizo e grandes acumulados. Em Aceguá, por exemplo, na Campanha, o volume pode chegar a 32 mm — o que representa cerca de 31% da média climatológica esperada para março no município.

Mesmo com a instabilidade, as temperaturas seguem em elevação, com máxima de 36°C em Porto Xavier, no noroeste gaúcho. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 31°C.

Para a sexta-feira (26), a tendência, segundo a Somar, é de que a instabilidade persista em todas as regiões do Estado, com chance de pancadas de chuva (variando de moderada a forte intensidade), acompanhadas por raios, vento e até queda de granizo em alguns pontos.

 As temperaturas se mantêm elevadas, com máxima de 35°C em Sapucaia do Sul e Esteio, na Região Metropolitana. Na Capital, a variação térmica fica entre 21°C e 31°C.

Fonte: Gaúcha ZH.

Em Dom Pedrito

Após uma quarta-feira de tempo firme na Capital da Paz, as instabilidades devem retornar ao município hoje (25). Apesar de o dia ter começado com sol e algumas nuvens, a chuva deve ser registrada no município nas próximas horas. O site da Somar Meteorologia fala em 30 milímetros para hoje, já o Yr prevê apenas 10 mm em Dom Pedrito.

A quinta-feira irá registrar temperaturas mais altas, com mínimas de 18°C e máximas que podem alcançar os 30°C.

Amanhã (26) mais uma vez deveremos ter registro de chuva em Dom Pedrito, com 22 mm, segundo a Somar Meteorologia, e 42 mm de acordo com informações do site Yr. As temperaturas voltam a cair na região da campanha e as mínimas esperadas são de 20°C e máximas de 27°C.

No sábado (27) as instabilidades começam a se afastar do município, mas ainda poderemos ter chuva fraca neste dia. As temperaturas esperadas são mínimas de 19°C e máximas que não passam dos 24°C.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios