- DestaquesVARIEDADES

Vem chuva por aí

Final de semana em Dom Pedrito deverá ter registro de precipitações

A quinta-feira (18) foi de tempo firme na maior parte do Estado. Em todas as áreas, o sol apareceu, mas pancadas fracas e isoladas de chuva foram observadas nos Campos de Cima da Serra e no extremo sul gaúcho, por conta da umidade transportada pelo vento que sopra do Oceano Atlântico em direção à costa.

Em Cruz Alta, na Região Noroeste, os termômetros mediram a mínima do dia no Estado: 12,4°C. Já, à tarde, Pinhal da Serra, na serra gaúcha, registrou a máxima: 27,5°C. Na Capital, a temperatura ficou entre 19,8°C e 26,1°C.

Um sistema de alta pressão atmosférica garante tempo firme em grande parte do Estado nesta sexta-feira (19). No entanto, de acordo com a Somar Meteorologia, essa mesma massa de ar forma uma pista de ventos que transporta a umidade do Oceano Atlântico em direção à costa gaúcha, trazendo pancadas fracas e isoladas de chuva para a Região Metropolitana, todo o Litoral, os Campos de Cima da Serra e a Região Sul. No entanto, as precipitações devem chegar apenas à tarde, intercaladas com períodos de melhoria.

No decorrer da noite, o céu se mantém aberto em grande parte do Estado. Contudo, em alguns locais na Fronteira Oeste (em Uruguaiana e municípios próximos), a instabilidade marca presença, também precipitações fracas e isoladas, motivadas por sistemas de baixa pressão atmosférica que atuam entre a Argentina e o Uruguai.

Em relação à temperatura, Bento Gonçalves, na Serra, registra a mínima do dia no Estado: 13°C. Já, a máxima, 35°C, está prevista para Garruchos, na Região Noroeste. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 27°C.

No sábado (20), uma frente fria avança pelo sul do continente e chega ao Estado, aliada a um corredor de umidade vindo da região amazônica. Por conta disso, segundo a Somar, há previsão de fortes precipitações, descargas elétricas e rajadas de vento ao longo do dia, em todas as áreas. Não se descarta eventual queda de granizo em alguns pontos. 

As temperaturas se elevam, chegando a 37°C em Portão, no Vale do Sinos, e Esteio, na Região Metropolitana. Na Capital, a variação térmica fica entre 20°C e 33°C.

Fonte: Gaúcha ZH.

Em Dom Pedrito

A última sexta-feira do verão iniciou com temperaturas amenas em Dom Pedrito e um friozinho no começo da manhã. Hoje (19) o dia promete ser de tempo firme e sol na Capital da Paz, com mínimas esperadas de 14°C e máximas que não devem passar dos 29°C.

No final de semana, as instabilidades retornam para a região da Campanha e no sábado (20), com a entrada do outono, já são esperados 21 milímetros em Dom Pedrito. Por conta da chuva, as temperaturas também voltam a subir neste dia, deixando a sensação de um dia mais abafado. Mínimas de 18°C e máximas que podem chegar aos 32°C no município, segundo informações do site da Somar Meteorologia.

No domingo (21), mais uma vez tem previsão de chuva, quando são esperados 26 mm na cidade. As temperaturas variam novamente e são esperadas mínimas de 19°C e máximas que prometem não ultrapassar os 24°C.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios