- DestaquesVARIEDADES

Sexta-feira com possibilidade de chuva, mas com predominância de sol

Pluviômetro da Qwerty Portal de Notícias registrou 11 mm na quinta-feira

Nesta sexta-feira (5), a formação de um ciclone extratropical por áreas de instabilidade localizadas no Oceano Atlântico gera uma frente fria que mantém a previsão de tempo instável no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, em todo o território gaúcho, há condições para pancadas fortes de chuva, que podem chegar acompanhadas de descargas elétricas, vento intenso e eventual queda de granizo, a qualquer hora do dia.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e regiões central, norte e noroeste do Estado (assim como para Santa Catarina e Paraná), chamando atenção para risco de acumulados significativos de chuva (entre 50mm e 100mm), rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo. Segundo o instituto, por conta deste cenário, há possibilidade de transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. 

As temperaturas, por sua vez, seguem elevadas no Rio Grande do Sul, com a máxima podendo alcançar 33°C em Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 20°C e 28°C.

No sábado (6), uma massa de ar seco que passa a atuar sobre grande parte do território gaúcho proporciona um dia de céu aberto na maioria das áreas. No entanto, na Região Metropolitana, no Litoral Norte e no norte do RS, ainda pode haver registro de chuva, mas em forma de pancadas fracas e isoladas, e somente no período da tarde. 

A maior temperatura do Estado neste sábado deve ser apontada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho: 33°C. Na Capital, os termômetros variam de 20°C a 27°C.

Fonte: Gaúcha ZH.

Em Dom Pedrito

Após uma espera de semanas, Dom Pedrito finalmente teve registro de chuva. O volume é praticamente o mesmo apontado pelos especialistas, onde o pluviômetro da Qwerty Portal de Notícias marcou 11 milímetros na zona urbana do município nesta quinta-feira (04).

Para esta sexta-feira (05) ainda há possibilidade de chuvas rápidas na Capital da Paz, especialmente no período da manhã quando são esperados 5 mm, segundo o site da Somar Meteorologia. Durante a tarde e a noite, a predominância deve ser de tempo bom e clima agradável, já que as temperaturas esperadas são mínimas de 19°C e máximas que não passam dos 28°C.

Amanhã (06) mais uma vez Dom Pedrito pode registrar uma pequena queda nas temperaturas e o dia deve começar mais friozinho: a Somar Meteorologia marca mínimas de 15°C para este sábado e máximas que não devem passar dos 26°C. O final de semana será de tempo firme e sol na região da Campanha.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios