- DestaquesNOTÍCIAS

Raul Zanolete tem recurso negado pela justiça

O Ex-secretário de Saúde de Dom Pedrito está preso deste dezembro de 2020 no Presídio Estadual de Dom Pedrito

O ex-secretário de Saúde de Dom Pedrito, Álvaro Raul de Souza Zanolete teve mais um recurso negado pela Justiça. Desta vez, o advogado de Raul, Dr. Richard Noguera pleiteava um habeas corpus no sentido de ser concedida a internação hospitalar do acusado, em razão de diversas comorbidades, além de um pedido de liberdade provisória.

O relator, desembargador Júlio Cesar Finger julgou “prejudicado” o pedido de habeas corpus, “… tendo em vista que o pedido principal formulado nos autos do presente writ consistia na internação do paciente – evento ocorrido no dia 16/12/2020 ­–, e que o pleito subsidiário foi replicado no novo pedido de habeas corpus impetrado em favor dele – e lá será analisado à luz dos novos elementos trazidos…”.

Raul responde pelo crime de peculato praticado nos anos de 2015 e 2016. Esta é a designação para um agente público que se vale do cargo que ocupa para obter vantagem para si ou para outros, desviando recursos ou apropriando-se destes, por exemplo. A denúncia imputa ao ora paciente a prática, por 50 vezes, do crime do art. 312 do CP, por supostamente ter se apropriado ou desviado, em proveito próprio ou alheio, valores de que tinha a posse em razão do cargo de Secretário Municipal de Saúde de Dom Pedrito/RS, bem como de valores de que tinha a posse à corré, em razão do cargo de Secretária Municipal de Saúde de Dom Pedrito/RS. O montante supostamente apropriado ou desviado chega à quantia de R$ 215.138,67.

Em 23 de novembro de 2020 policiais rodoviários federais detiveram Raul na BR 480, em Chapecó-SC, com R$ 112 mil, dinheiro que ele não soube indicar a origem.

Em 2 de dezembro de 2020, ele foi preso pela PRF e pela Polícia Civil, em Bagé.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios