- DestaquesVARIEDADES

Semana da Paz Farroupilha

CMT divulga mensagem à comunidade pedritense

No ano de 1835 se deu início umas das revoluções mais longas do país, onde se lutou durante  10 anos a patas de cavalo, por justiça,  por educação,  por liberdade e igualdade, e no fim, quando se viu o enfraquecimento  das tropas gaúchas, entendeu-se que deveria renascer a paz nesta província.

Os farrapos se encontravam nos campos de Ponche Verde, Dom Pedrito, onde se deu a última batalha em 26/05/1843. Dois anos mais tarde, em fevereiro 1845, foi o local em que  se deu o final da revolução Farroupilha, um acordo que  ainda deixa dúvidas de como  realmente  foi  formalizado, mas o  sentimento que nos  orgulha e que tanto comemoramos nasce desta chama da paz, que  fez com que a história  mantivesse como herança todos os ideais desta revolução.

Alguns podem dizer que foi uma revolta injusta, outros que tivemos razões de sobra, mas independentemente  das opiniões, o fato é que somos reconhecidos  e lembrados pela história que se deu aqui no extremo sul,  somos reconhecidos  por sermos um povo que luta por seus direitos, que luta pela paz, somos um só  povo que tem orgulho de fazer parte desta cultura tão rica e que comemorar o início e o final desde a guerra, as plenitudes  da paz.

 A Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo de Dom Pedrito entende que neste ano tão difícil é necessário que busquemos dentro de nós  essa paz, essa luz de nossos ancestrais para seguirmos firmes e, assim que esse momento de pandemia passar, nós nos reencontraremos. Até lá, uma abençoada Semana da Paz Farroupilha a todos os pedritenses.

Fonte: Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo – Gestão 2020/2021

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios