- DestaquesNOTÍCIAS

Feriado de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes

A data tem um significado importante para os católicos e para os seguidores das religiões de matriz africana

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O dia 02 de fevereiro foi instituído como feriado municipal recentemente para homenagear Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes. Apesar de não ser uma cidade portuária, Dom Pedrito possui muitos moradores que realizam oferendas neste dia e que são devotos da santa.

Nossa equipe conversou com a Mãe Lhoren de Yemanja Omy, do Templo Yemanja é Xangô, e com o Padre Roberto Carlos sobre a importância da data e do feriado para as duas religiões.

O Padre Roberto Carlos frisou que o culto a Nossa Senhora dos Navegantes é mais comum em cidades portuárias, como Rio Grande e Porto Alegre, mas que a santa tem uma ligação muito forte com os navegantes há muitos séculos.

Ele lembrou também que na terça-feira, às 18h30, em uma missa realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, será pedido à benção de Nossa Senhora dos Navegantes.

Mãe Lhoren de Yemanja Omy, do Templo Yemanja é Xangô destacou que Iemanjá é a Mãe de todas as águas e de todos os orixás e também que Iemanjá é a regente deste ano, que promete ser de muita renovação.

Loren lembrou a importância de pensar na natureza ao realizar as oferendas para Iemanjá. Utilizar flores naturais e não jogar garrafas de bebidas no rio também é um papel importante dos filhos da rainha de todas as águas.

Mãe Loren também lembrou a importância da imagem que foi colocada na Praia do Balneário Passo Real para que aqueles que não puderem ir até o mar fazerem suas oferendas, também poderão realiza-las em Dom Pedrito.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios