- DestaquesVARIEDADES

Sábado inicia com sol, mas a previsão é de chuva

Temperaturas devem cair nos próximos dias

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O final de semana será de tempestades na maior parte do Rio Grande do Sul. Segundo a Somar Meteorologia, um sistema de baixa pressão e até a formação de um ciclone extratropical ajudam a trazer grande volume de chuva para o Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade.

No sábado (30), o dia começa com tempo firme, apesar da presença de nebulosidade. A partir da tarde, há condições para pancadas fortes de chuva em todo o território gaúcho.  Os acumulados mais expressivos devem se concentrar nas regiões da Campanha e na fronteira com o Uruguai e Argentina. Nas demais áreas, temporais, com raios, queda de granizo e rajadas de vento se espalham durante a tarde.

 Mesmo com previsão de chuva, o calor não dará trégua.  As temperaturas devem subir, por causa dos ventos que chegam do quadrante norte, trazendo sensação de abafamento.

Os alertas do Inmet são válidos até o final do sábado e abarcam a metade sul do Estado e um trecho da divisa com Santa Catarina. A Região Metropolitana não foi incluída.

O instituto chama atenção para o risco de vento intenso (com rajadas de até 100 km/h) e de chuva volumosa nessas áreas, com potencial para provocar transtornos como quedas de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. 

No domingo (31), o sistema de baixa pressão que estava no Uruguai ganha força e dá origem a um ciclone extratropical. O risco para ventanias, chuva volumosa, trovoadas e granizo aumenta em todo o Rio Grande do Sul. Esse sistema ganha força por causa do corredor de umidade que chega do Norte.

O Rio Grande do Sul registra nos últimos dias de janeiro toda a chuva que deveria ter acontecido ao longo do mês todo. As temperaturas caem em boa parte do Estado devido à alta concentração de nuvens.

Fonte: Gaúcha ZH.

Em Dom Pedrito

O sábado (30) iniciou com sol em Dom Pedrito, mas especialistas preveem chuva para a metade sul do estado. No município, são esperados 36 milímetros e temperaturas entre 22°C e 30°C. As precipitações devem se concentrar no período da tarde.

Amanhã (31), o mês de janeiro deve terminar ainda com chuva na Capital da Paz. Para este dia, são esperados 29 mm. As temperaturas voltam a cair em razão das instabilidades e são esperadas mínimas de 21°C e máximas que não devem passar dos 27°C.

Os institutos de meteorologia preveem, até o momento, chuva até a próxima quarta-feira (03) em Dom Pedrito. Os acumulados variam entre 20 e 30 milímetros diários.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios