- DestaquesVARIEDADES

Final de semana de calor em Dom Pedrito

Possibilidade de chuvas rápidas à tarde

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O final de semana começa com tempo parcialmente instável em todo Rio Grande do Sul, após de registro de chuva sobre o território gaúcho durante a madrugada deste sábado (23). De acordo com a Somar Meteorologia, a nebulosidade segue maior na Região Norte e no Litoral Norte, onde há risco de chuva moderada, com raios e eventual queda de granizo.

Nessas regiões de maior nebulosidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta para risco de acumulados significativos de chuva (de até 100 milímetros) e de rajadas intensas de vento (com velocidade entre 60 km/h e 100 km/h) nessas áreas, o que pode causar transtornos como quedas de árvores e de energia elétrica, alagamentos e estragos em plantações. 

Pode haver registro de pancadas na Serra e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Antes da chuva chegar, as temperaturas sobem e a sensação de calor segue presente. Na Capital, a máxima pode chegar aos 32ºC. Em São Borja, na Fronteira Oeste, os termômetros podem chegar aos 34°C.Conforme explica a Somar Meteorologia, esse cenário que vem ocorrendo durante os últimos dias é devido à combinação entre os ventos quentes e úmidos que sopram da região Amazônica e um sistema de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina, que favorecem a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva. 

No domingo (24), a instabilidade segue no Estado, mas deve ganhar força por causa da atuação de dois sistemas de baixa pressão atmosférica: um próximo à costa do Rio Grande do Sul e o segundo na região norte da Argentina. A chuva ocorre de maneira isolada, mas vem acompanhada por raios, ventos moderados e eventual queda de granizo. Maiores volumes se concentram entre a região Norte, Noroeste, Região Central e Vale do Taquari/Rio Pardo, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte.

Fonte: Gaúcha ZH.

Em Dom Pedrito

O final de semana promete ser de muito calor em Dom Pedrito. Neste sábado (23), as máximas deverão chegar aos 34°C e a sensação térmica pode atingir níveis ainda mais altos nos termômetros. O site da Somar Meteorologia prevê uma pequena possibilidade de chuvas rápidas durante o período da tarde no município, com volumes que não ultrapassam 5 milímetros.

Amanhã (24) as temperaturas voltam a subir mais uma vez na Capital da Paz. As máximas podem chegar aos 35°C e a sensação de clima abafado também deve se fazer presente. Novamente são esperadas chuvas rápidas no período da tarde, com volumes que não devem ser superiores aos 5 mm.

Na segunda-feira (25) as máximas se repetem e teremos 35°C em Dom Pedrito. A semana também inicia com possibilidade de chuva.

Notícias relacionadas

Marcar também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios