NOTÍCIAS

Bagé entra em racionamento com rodízio de abastecimento

Medida se faz necessária como precaução para garantir o fornecimento de água durante os próximos meses

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) dará início ao rodízio de abastecimento na madrugada deste sábado. De acordo com divulgação do Daeb, a medida se faz necessária como precaução para garantir o fornecimento de água durante os próximos meses, tendo em vista que o prognóstico de chuvas para o verão mostra que haverá precipitações insuficientes.

Ainda de acordo com a autarquia, há um déficit desde julho de 2020, colocando diversas regiões do Estado em situação de risco hídrico. O acumulado de chuvas nos meses que antecedem o verão foi de 40,4 mm em novembro, e 115,7 mm em dezembro, quando o consumo de água na cidade tem um aumento considerável. Hoje, as barragens que compõem as reservas de água de Bagé estão com os seguintes níveis: Sanga Rasa com 3,4 metros abaixo do normal; Piraí com 2,5 metros negativos; e a Emergencial, a menor das três, 0,35 m abaixo do limite.

“Temos que ser prudentes com a questão do abastecimento neste momento, a fim de evitarmos de chegar ao ponto crítico pelo qual passamos em 2020, quando estivemos a 15 dias de um colapso do fornecimento de água. Ainda temos muitos dias quentes até o fim do verão”, lembra Eduardo Mendes, diretor-geral do Daeb. O Departamento disponibiliza os telefones da Central de Serviços para esclarecimento de dúvidas da população sobre o rodízio de abastecimento e atendimentos em caso de emergência: 3240 7800 – 0800 5102219 e 115.

Veja como fica a escala de abastecimento para os bairros e centro a partir da madrugada do dia 16 de janeiro:

Setor 1
Horário “com” abastecimento: 3h às 15h. Bairros: Centro, Madezatti, São Martins, Vila Brum, Arvorezinha, Vila Damé, Camilo Gomes, Parque Silveira Martins, Hidráulica, Popular, Narciso Suñe, Tarumã, Tupã, São Jorge, São João, Cohab, Stand, Vila Militar, Vila Brasil, Alcides Almeida, Mingote Paiva, Santa Cecília, Menino Deus, Floresta, Santa Carmem, Ibajé, Vila Gaúcha, Passo do Príncipe, Mascarenhas e arredores.

Setor 2
Horário “com” abastecimento: 15h às 3h. Bairros: Getúlio Vargas, Loteamento São Pedro, Jardim do Castelo, São Bernardo, Santa Tecla, Loteamento Severo, Malafaia, Daer, Ivo Ferronato, Castro Alves, Dois Irmãos, Estrela Dalva, Ivone, Dolores, Vila Goulart, Passo das Pedras, Tiarajú, Arco, São Judas, Vila Ipiranga, Laranjeiras, Santa Tereza, Pedra Branca, Bairro Bonito, Vila dos Anjos, Santa Flora, Habitar Brasil, Morgado Rosa, Dona França, Prado Velho, Adão Pedra, Loteamento do Parque, Industrial I, Balança e arredores.

Fonte: Folha do Sul

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios