- DestaquesNOTÍCIAS

UFPel desenvolve diagnóstico, vacina e soro contra COVID-19

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Diagnóstico, soro, tratamento e vacina contra a COVID-19 são os objetivos de estudo liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O projeto é um dos selecionados no Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O consórcio de pesquisadores criou um diagnóstico da doença causada pelo vírus corona baseado na detecção de anticorpos e trabalha na adaptação da vacina com a bactéria BCG, utilizada contra a tuberculose, para a pandemia. Além disso, desenvolve um soro em equinos para tratar humanos e, em fase mais embrionária, tem testado uma coleção de moléculas com tecnologia de bioinformática para impedir a multiplicação do agente causador da COVID-19.

“Temos um projeto grande, com diversas abordagens. O estudo conta com a participação de quatro PPGs (programas de pós-graduação) em Biotecnologia de quatro instituições e um em Virologia Veterinária de outra, bem como seis bolsistas de pós-doutorado e 10 de doutorado”, explica Odir Dellagostin, coordenador do projeto e pesquisador do programa de pós graduação em Biotecnologia da UFPel.

Os PPGs em Biotecnologia participantes do estudo são os da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e das  Universidades de Caxias do Sul (UCS) e do Vale do Taquari (Univates), além da UFPel. O programa de pós-graduação em Virologia Veterinária é da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Todas as instituições de ensino são gaúchas.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios