- DestaquesNOTÍCIAS

Previsão do tempo no RS: Inmet alerta para risco de temporais em grande parte do Estado nesta quarta-feira

A partir da tarde, pancadas intensas de chuva devem ser registradas na maioria das regiões gaúchas, podendo chegar acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Nesta terça-feira (29), o tempo ficou firme na maior parte do Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, houve registro de chuva somente em alguns pontos da serra gaúcha e das regiões norte e noroeste do RS. O maior acumulado foi medido em Vacaria, na Serra: 35,6mm — volume que corresponde a aproximadamente 27% de toda a chuva prevista para o mês de dezembro no município. 

Já nesta quarta-feira (30), a última do ano, a instabilidade tende a se espalhar. Segundo a Somar, a manhã será marcada por tempo firme em todo o território gaúcho, mas, no decorrer da tarde, pancadas fortes de chuva devem ser registradas na maioria das áreas — a exceção é o Litoral Norte, onde o céu se mantém aberto, sem precipitações, ao longo de todo o dia. Com a chuva, também são esperadas rajadas de vento e descargas elétricas, além de eventual queda de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para Fronteira Oeste, Campanha, Litoral Sul e regiões sul, norte e noroeste do RS (e também para o oeste catarinense e todo o Estado do Paraná), chamando atenção, ainda, para o risco de volumes significativos de chuva (assim como para o vento forte).

As temperaturas seguem elevadas, com máxima de 41°C prevista para Manoel Viana, na Fronteira Oeste, e de 40°C para Porto Xavier, no noroeste gaúcho. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 20°C e 35°C.

Na quinta-feira (31), o dia começa com mais instabilidade no Estado. Conforme a Somar, o avanço de uma nova frente fria deve provocar chuva forte em todo o Rio Grande do Sul (novamente com condições para vento intenso, raios e queda de granizo). No entanto, a partir da tarde, o tempo volta a ficar firme em quase todo o território gaúcho, deixando que o ano de 2020 se despeça com uma noite de céu aberto — as exceções, dessa vez, são os Campos de Cima da Serra e o Litoral Norte, onde podem ocorrer precipitações fracas e isoladas. 

Em Dom Pedrito

A madrugada de quarta-feira (30) foi de sensação de abafamento, tanto que no amanhecer a temperatura mínima estava em 20° C. O dia promete. As máximas podem alcançar os 37° C na parte da tarde. A boa notícia é que todo esse calorão deve trazer chuva para hoje, mas cautela, há alerta de temporais existe para toda a faixa de fronteiro com o Uruguai.

Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios