- DestaquesVARIEDADES

Calor forte desta terça-feira pode trazer temporal na quarta-feira

Temperaturas hoje devem passar dos 33°C em Dom Pedrito

A segunda-feira (28) começou com céu aberto em todo o Rio Grande do Sul. Ao longo da tarde, porém, de acordo com a Somar Meteorologia, a combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica (localizado entre a Argentina e o Paraguai) com o calor e a umidade presentes no território gaúcho, culminou na ocorrência de pancadas fortes de chuva em alguns pontos isolados da Serra e das regiões norte e noroeste do Estado. Nas demais áreas, entretanto, o tempo se manteve firme, com predomínio de sol e poucas nuvens.

Nesta terça-feira (29), o dia volta a começar ensolarado, mas, novamente durante a tarde, zonas de instabilidade atingem a Região Metropolitana, o Litoral Norte, a Serra, a Fronteira Oeste e as regiões norte e noroeste do RS, podendo provocar pancadas de chuva (com intensidade entre moderada e forte), descargas elétricas e eventual queda de granizo nessas áreas — ainda que, na maioria delas, as precipitações devam ocorrer de maneira isolada e passageira, sem representar acumulados significativos.

Para o Litoral Norte e os Campos de Cima da Serra, entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade (assim como para o litoral catarinense e parte do Paraná), chamando atenção para o risco de chuva volumosa (de até 50 mm) e de rajadas intensas de vento (que podem chegar a 60 km/h), a qualquer hora do dia.

No restante do território gaúcho (Campanha, Litoral Sul e regiões central e sul do RS), o tempo tende a permanecer firme (sem possibilidade de chuva) e com céu claro. 

A temperatura máxima desta terça no Estado é esperada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho: 37°C. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 20°C e 31°C.

Na quarta-feira (30), o tempo se mantém firme em todas as áreas entre a manhã e a tarde. Ao anoitecer, uma nova frente fria deve chegar ao território gaúcho, criando condições para chuva forte, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo na Fronteira Oeste e regiões sul e central do RS. As temperaturas sobem ainda mais, com máxima de 38°C prevista para Alegrete, na Fronteira Oeste. Na Capital, os termômetros variam entre 20°C e 34°C.

Fonte: Gaúcha ZH.

Em Dom Pedrito

A terça-feira (29) começou mais uma vez com muito calor e sol forte na Capital da Paz. As temperaturas hoje devem ser de mínimas de 18°C e máximas que devem ser superiores aos 33°C. Dia de sol e poucas nuvens no céu de Dom Pedrito.

Amanhã (30) as temperaturas aumentam ainda mais e as máximas podem atingir os 38°C no município. As mínimas deverão ser de 20°C. Em razão da forte onda de calor, podem ocorrer temporais na região de Uruguaiana e também aqui na região da Campanha. Sem grande volume de chuva previsto, o vento pode ser o protagonista desta mudança no clima.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios