- DestaquesNOTÍCIAS

Defesa Civil e Inmet alertam para risco de temporais em todo o Estado

Neste sábado (19), a chegada de um ciclone extratropical trará chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O final de semana será de alerta para os gaúchos. Segundo a Somar Meteorologia, apesar do dia começar com tempo firme, neste sábado (19), um ciclone extratropical atingirá o Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (18), a Defesa Civil do Estado emitiu dois alertas para risco de chuvas intensas, rajadas de vento de até 70 km/h e possibilidade de queda de granizo ainda durante o sábado (19).

Ao longo do dia (19), o ciclone pode provocar temporais, especialmente nas regiões oeste, centro e norte. Na metade norte do Estado e na região metropolitana de Porto Alegre, os temporais devem ocorrer principalmente à tarde. Segundo a Somar, existe “alto risco para granizo e descargas elétricas”. O vento tende a passar dos 65 km/h no Estado, podendo chegar a até 90 km/h. 

Antes de a chuva atingir o Estado, a temperatura fica elevada e a sensação de abafamento estará presente em todas as regiões. Na Capital, os termômetros variam entre 23°C e 32°C. 

Durante a madrugada deste sábado (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou os gaúchos para risco de tempestade – o documento também inclui os estados de Santa Catarina e Paraná. 

Nas praias do litoral gaúcho, além do risco de temporais, o mar tende a ficar agitado. Conforme a Somar, em Rio Grande, as ondas devem se aproximar de 2 metros de altura. 

Já no domingo (20), o ciclone começa a se afastar em direção ao oceano, mas a chuva ainda deve atingir todo o Estado. Conforme a Somar, uma frente fria associada ao ciclone mantém o risco para temporais nas regiões norte e centro do Estado. 

Durante o dia, ainda existe a possibilidade de vento intenso, de até 80km/h, especialmente no Sul, além de chuva de granizo e temporais. Em Santa Rosa, os termômetros variam entre 16°C e máxima de 29°C.

Segundo Cléo Kuhn, meteorologista do Grupo RBS, o sistema frontal que vai cruzar o Estado entre o sábado (19) e o domingo (20), associado ao vento pode ocasionar transtornos em algumas regiões. Entretanto, o sistema não permanecerá no Estado:

 – A notícia boa é que amanhã (domingo), especialmente no período da tarde, já tenhamos o sistema saindo do Rio Grande do Sul. Ele passa rápido. 

Em Dom Pedrito

A chuva anunciada há alguns dias veio ainda na madrugada deste sábado (19), Precedida por muitos raios e trovões, ela veio com pancadas fortes em alguns momentos. Até a publicação desta matéria o volume acumulado no pluviômetro da Qwerty era de 30 mm, com possibilidade de acumulados maiores. A temperatura vai oscilar entre os 21° C e os 26° C. Já o domingo deve ser de tempo firme, tendência que se mantém nos próximos dias.

Fonte: GaúchaZH/Somar/Climatempo

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios