- DestaquesVARIEDADES

Sexta-feira de calor, sábado de chuva

Temperaturas devem diminuir no final de semana após registro de precipitações

Nesta quinta-feira (17), a instabilidade ainda marcou presença no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, houve registro de chuva, em forma de pancadas isoladas, em diversas cidades da Metade Norte. Em Teutônia, no Vale do Taquari, foi medido o maior acumulado do dia: 29,2 mm — volume que corresponde a cerca de 23% de toda a chuva esperada para o mês de dezembro no município.

Nesta sexta-feira (18), a previsão é de tempo firme e predomínio de sol em todo o território gaúcho durante o período da manhã. No decorrer da tarde, o sol também aparece, mas, na maioria das regiões, tende a dividir espaço com pancadas fracas isoladas de chuva — relacionadas a um sistema de baixa pressão atmosférica que deve espalhar zonas de instabilidade pelo Estado. 

Na Fronteira Oeste e na região noroeste do RS, porém, são esperadas precipitações mais intensas (entre moderadas a fortes), que podem chegar acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. No entanto, segundo a Somar, a tendência é de que não sejam registrados acumulados significativos, uma vez que a chuva deve ser passageira em todas as áreas atingidas por ela. 

Já para o Litoral Sul e municípios do extremo sul do RS (como JaguarãoChuí e proximidades), a previsão é de que o céu se mantenha aberto ao longo de todo o dia, sem condições para chuva. 

As temperaturas seguem elevadas, com máxima de 36°C prevista para Barra do Quaraí, na Fronteira Oeste. Na Capital, os termômetros variam de 20°C a 31°C.

No sábado (19), um ciclone extratropical que deve se formar entre o sul gaúcho e o Uruguai pode provocar temporais no Estado. Neste dia, em todas as regiões, o tempo fica fechado, com condições para chuva forte a qualquer momento. Também há previsão de vento intenso, com risco de rajadas de até 90 km/h na Campanha, na Fronteira Oeste e na região sul do RS.

A maior temperatura deste sábado, 32°C, está prevista para Vale Real, no Vale do Caí. Em Porto Alegre, mínima de 20°C e máxima de 27°C.

Fonte: Gaúcha ZH.

Em Dom Pedrito

A sexta-feira (18) iniciou como os outros dias desta semana: sol forte e calor na Capital da Paz. E o dia promete permanecer assim, com céu claro e temperaturas mais uma vez acima dos 30°C por aqui. As mínimas esperadas são de 24°C e as máximas de 32°C, com sensação térmica que pode ser ainda maior.

Amanhã (19) deveremos ter o retorno da chuva para a região e de acordo com o site Yr, são esperados aproximadamente 26 milímetros em Dom Pedrito. As temperaturas podem registrar leve queda neste final de semana e no sábado as mínimas serão de 22°C e as máximas não devem ultrapassar os 27°C.

No domingo (20), mais uma vez as temperaturas permanecem em médias mais amenas, sendo esperadas mínimas de 14°C e máximas de apenas 26°C. O dia deve ser de tempo firme na Capital da Paz.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios