- DestaquesVARIEDADES

Início de semana com sol em Dom Pedrito

Instabilidade que gerou chuva se afasta do estado e garante o tempo firme

A forte chuva que causou prejuízos no Rio Grande do Sul no domingo (13) deve dar uma trégua nesta segunda-feira (14). Pancadas se seguiram em Porto Alegre ao longo da madrugada, mas foram francas. De acordo com a Somar Meteorologia, deve chover de forma isolada na metade Norte, principalmente na parte da manhã. Nas demais regiões, o dia começa com tempo mais aberto, mais ainda há nebulosidade.

Na terça-feira (15), uma nova guinada no tempo deve afetar o Estado. A expectativa é de que o dia comece com tempo firme e temperaturas altas, porém, a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul reorganizará as peças no tabuleiro. A chegada do fenômeno trará pancadas de chuva com trovoadas, afirma Fabiane Casamento, meteorologista da Somar: 

— Uma área de baixa pressão atmosférica, localizada entre o Paraguai e a costa do território gaúcho, provocará rajadas de vento em todo o Estado. A chuva, por outro lado, será registrada de forma isolada em diversas da região e em baixos volumes. 

Os prognósticos apontam que haverá formação de nuvens carregadas na Região Metropolitana, no Centro e no Norte do Rio Grande do Sul na quarta-feira (16). A expectativa é de temporal, principalmente, nas cidades que fazem divisa com Santa Catarina. Ali, espera-se a precipitação de 50 milímetros de chuva em um único dia. Por outro lado, uma área de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens carregadas na metade sul gaúcha. 

Apesar da instabilidade frequente a meteorologista da Somar faz uma observação: 

— Até quarta-feira, são esperadas temperaturas elevadas. Na casa dos 30°C em grande parte do Estado.  

Em Dom Pedrito

O dia começou ensolarado nesta segunda-feira (14). A instabilidade que provocou chuva com volumes que chegaram aos 52,5 mm no sábado, avançou em direção ao sudeste do país. Por conta da chuva, as temperaturas baixaram um pouco. Para hoje, os termômetros vão oscilar entre os 15° C e 27° C.

Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios