- DestaquesNOTÍCIAS

Mulheres relatam dificuldades no atendimento de ginecologia na secretaria da saúde

Secretária Lilian Camponogara explicou as dificuldades enfrentadas, ressaltando que ninguém fica sem atendimento

Nesta quinta-feira (3), algumas mulheres entraram em contato com nossa reportagem para falar da dificuldade enfrentada em atendimentos médicos, principalmente em relação à especialidade de Ginecologia. Segundo relatos, sem esta visita presencial, surge a demora num diagnóstico mais rápido para as pacientes.

Em contato com a secretária de saúde, Lilian Camponogara, recebemos a informação de que o problema realmente existe, agravado pelo pedido de aposentadoria de dois médicos que eram especialistas nesta área. Porém, segundo ela, todos os médicos são habilitados para atender todas as demandas.

A secretária alerta ainda, que as pessoas que não tenham UBS de referência, devem se dirigir ao posto central, acrescentando que apenas uma médica que é especialista nessa área está atendendo, mas que seu contrato é de apenas 20h, e que os atendimentos tiveram uma redução.

“Sabemos que existe uma demanda, mas agora temos também as férias dos médicos, e é uma situação que nesse momento não temos muitas alternativas, por isso estamos pensando em contratar mais especialistas nessa área. Alguma demanda como dessa especialidade, o médico encaminha uma referência e contrareferência que encaminhamos a paciente para Porto Alegre, principalmente a demanda de mais urgência”, pontuou a secretária.

Lilian destaca também, que o serviço de saúde da mulher está funcionando com enfermeiras, e quando existe uma necessidade, elas procuram a unidade onde é feito uma triagem para encaminhar para um médico. Lembrando que eles fazem um atendimento de maior urgência, como gravidez de risco. Por isso, se houver necessidade ginecológica, também existe uma triagem com o setor de enfermagem, e conforme a necessidade, elas são agendadas.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios