NOTÍCIAS

Pneus e lixo são retirados do rio Santa Maria em Rosário do Sul

Mais de 500 pneus estavam no leito do rio

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Uma ação voluntária, que iniciou com a publicação de um vídeo nas redes sociais, realizou a limpeza do rio Santa Maria, no bairro Vila Nova. Moradores daquela região e grupos de voluntários mobilizaram-se na última sexta-feira (27). A notícia do derrame de pneus no leito quase seco do rio foi divulgada também nos meios de imprensa local e regional e fez com que houvesse mobilização de várias pessoas e empresas.

Bruna Maldonado da Silva, moradora da Vila Nova, estava levando o filho para banhar-se no rio no dia 22 de novembro quando deparou-se com o número enorme de pneus no local e gravou o vídeo. Imediatamente iniciou mobilização para sua retirada. Ela procurou a Prefeitura Municipal na segunda-feira (23), mas foi nas redes sociais que conseguiu um grupo de voluntários para a retirada do material. Cícero Pinto, Cristiano Lopes, com apoio dos amigos do rio e Barqueiros Rosul, além da empresa Areeira Minerar e Conesul Esteiras, marcaram um mutirão para a retirada no sábado (28). A limpeza foi antecipada na tarde de sexta-feira (27) quando os moradores foram ao local e começaram a desenterrar os pneus, inclusive de tratores.

Além dos mais de 500 pneus foram retirados lixo, vidros, calçados, sacos com lixo, latas, garrafas de vidro e plástico. O material ficou na margem do rio e na manhã de sábado retirado por caminhões, agora com a participação da prefeitura municipal e das empresas envolvidas. Na segunda-feira (30), a Prefeitura retirou o restante do material. Ao todo foram três cargas de pneus retirados do local, sendo 200 doados para construção de uma quadra de esporte e pista de ciclismo no bairro Artidor Ortiz. Bruna disse que agora a ideia é fiscalizar sempre aquela região do rio, para evitar que fatos semelhantes ocorram.

4º RCC e prefeitura realizam limpeza da região das Areias Brancas

Militares do 4º Regimento de Carros de Combate- Regimento Passo do Rosário, realizaram, na manhã desta segunda-feira (30), uma ação de meio ambiente na preservação do rio Santa Maria e Praia das Areias Brancas. Na ação em conjunto com a Prefeitura Municipal, foram retirados lixos e materiais recicláveis das margens do rio. O objetivo também foi de conscientizar os jovens soldados da importância de manter o meio ambiente limpo e saudável e também ao público externo em preservar os mananciais de água.

Fonte: Gazeta de Rosário

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios