- DestaquesNOTÍCIAS

Clima abafado e risco de temporal marcam o sábado em todo o RS

Inmet alerta para possibilidade de chuva volumosa, com fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Calor e tempo abafado marcaram o começo do sábado, que deve ser de tempo instável em todas as regiões do Estado, segundo a Somar Meteorologia. Pancadas de chuva (com intensidade entre moderada e forte) podem ser registradas a qualquer momento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para todas as regiões do RS, chamando atenção para o risco de chuva volumosa, e rajadas de vento com até 100 km/h. 

Na Fronteira Oeste, no Noroeste e no Norte, há até chance de queda de granizo em pontos isolados.  Para Itaqui, na Fronteira Oeste, a Somar prevê o maior acumulado desta sábado: 66 mm — volume que, se confirmado, representaria cerca de 48% de toda a chuva esperada para o mês de novembro no município. Apesar da chuva, o clima não deve ficar mais ameno. A sensação de abafamento persiste, com temperaturas elevadas em grande parte do Estado. O calor pode chegar aos 40°C em São Borja, na região das Missões. Na Capital, os termômetros devem oscilar entre 22°C e 27°C.

No domingo (29), um ciclone extratropical deve se formar entre a região sul do RS e o Oceano Atlântico, o que faz com que o tempo se mantenha fechado. Mais uma vez, segundo a Somar, há previsão de chuva para todas as áreas, a qualquer hora do dia. Também seguem as condições para ocorrência de raios e presença de vento forte (com rajadas de até 60 km/h). Na Região Metropolitana, na Serra, na Fronteira Oeste, nas Missões e na região central do Estado, não está descartada eventual queda de granizo.

As temperaturas não mudam muito em relação às registradas no dia anterior. A máxima do domingo, 33°C, deve ser apontada em Vale Real, no Vale do Caí . Em Porto Alegre, os termômetros variam de 21°C a 29°C.

Em Dom Pedrito

O amanhecer foi de tempo nublado e temperatura alta, já nas primeiras horas da manhã. A nebulosidade dendê a se intensificar, provocando pancadas de chuva a partir da tarde. Os volumes esperados animam, justamente por amenizar o período de seca enfrentado na região. Entre sábado e domingo são esperados aproximadamente 70 mm.

Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar/UR

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios