- DestaquesVARIEDADES

Queda de meteoro é registrada nos céus de Bagé

Fenômeno durou cerca de 1 segundo e ocorreu por volta das 2h30min

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A queda de um meteoro foi registrada na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, na madrugada desta segunda-feira (23), provocando um clarão momentâneo no céu da região. Imagens captadas pelo Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, na Região Metropolitana, mostram o bólido entrando na atmosfera por volta das 2h30min.

O objeto não tocou no solo. O meteoro ingressou na atmosfera da Terra a 103 km de altitude e explodiu a 94 km.

O professor Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório e diretor científico da Região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), afirma que esse meteoro tinha possivelmente menos de 1 metro de diâmetro no momento da entrada na atmosfera e caiu na área de Bagé.

Imagens captadas pelo observatório mostram o momento da queda do bólido. No vídeo, é possível ver o tradicional risco branco no céu seguido por uma explosão com luminosidade com cores próximas dos tons de verde e de azul. O fenômeno teve cerca de 1 segundo de duração.

O meteoro tinha magnitude de -7 (grau de luminosidade) . Essa é a oitava queda de meteoro de magnitude elevada no Estado neste ano, segundo o observatório.

— Este ano foi o que mais ocorreu quedas de meteoros de elevada magnitude e tamanho no RS desde 2016, quando foram iniciados os registros no observatório — explica Jung.

A distância entre Taquara, onde foi registrada a queda, e o local da explosão é de 426,9 quilômetros.

Fonte: GaúchaZH

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios