NOTÍCIAS

Falha em computador provoca atraso na divulgação da apuração de votos

Por volta das 18h15 com 70 das 82 urnas apuradas, foi possível divulgar que o atual prefeito Mário Augusto estava reeleito

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou, na noite de domingo, que uma falha em um computador provocou atraso na divulgação dos resultados da apuração do primeiro turno das eleições municipais de 2020. Por volta das 22h, pouco mais de 60% dos votos tinham sido computados.

No entanto, em Dom Pedrito, pouco depois do início das apurações, a Qwerty Portal de Notícias passou a divulgar os primeiros números do pleito. Por volta das 18h15 com 70 das 82 urnas apuradas, foi possível divulgar que o resultado era irreversível, e naquele momento, o atual prefeito Mário Augusto era reeleito com 15.102 votos equivalente à 84%, número que foi mantido até o encerramento da apuração.

Qwerty Portal de Notícias |

De acordo com Barroso, os dados dos tribunais regionais eleitorais foram recebidos pelo TSE, mas ocorreu uma falha no processador de um supercomputador e foi preciso fazer a reparação. O atraso, ainda segundo o ministro, não traz prejuízo para o resultado das eleições, porque o problema está somente na divulgação.

Barroso também disse que a centralização da totalização (soma) de votos no TSE também pode ter contribuído para a lentidão da divulgação. Nas eleições anteriores, a totalização era realizada pelos tribunais regionais eleitorais. Sobre o ataque cibernético realizado na manhã de ontem, ao sistema do TSE, o ministro reafirmou que o ataque foi neutralizado e não provocou danos. O caso é investigado pela Polícia Federal (PF).

Com Informações: Agência Brasil

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios