NOTÍCIAS

ELEIÇÕES 2020 | Saiba como denunciar irregularidades neste domingo

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O crime eleitoral mais comum nos dias de votação, a boca de urna pode ser coibida com denúncias da população. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa do eleitor, como o uso de bandeiras, broches e adesivos. Fica proibida, no entanto, a distribuição de material de propaganda política, como santinhos, ou o aliciamento, coação ou manifestação para influenciar a vontade do eleitor.

As irregularidades podem ser comunicadas usando o aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade sobre irregularidades em campanhas eleitorais.

Também é possível procurar o Ministério Público para denunciar compra de votos, abuso de poder político ou econômico, entre outros crimes eleitorais. O denunciante pode pedir sigilo.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios