- DestaquesNOTÍCIAS

Prefeitura divulga orientações sanitárias para o dia da eleição

Uma das principais mudanças é o horário da votação, que foi estendido em uma hora e será das 7h às 17h

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

O exercício do voto é obrigatório para todos os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. As eleições 2020 vão exigir dos eleitores uma série de medidas sanitárias para evitar a contaminação pela Covid-19.

Uma das principais mudanças é o horário da votação, que foi estendido em uma hora e será das 7h às 17h. No entanto, o horário das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos.

Conheça as medidas adotadas:

– Use máscara o tempo todo: não é permitida a retirada de máscara em nenhuma situação.

– Leve a própria caneta: o eleitor deve levar a caneta para assinar o caderno de votação. Quem não levar, poderá usar a da seção eleitoral que será higienizada a cada uso.

– Anote o número dos candidatos: utilize a famosa “cola eleitoral”, para votar o mais rápido possível.

– Não leve acompanhantes: de preferência, o eleitor não deve levar crianças e acompanhantes.

– Mantenha o distanciamento: o eleitor deve manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico.

Na hora da identificação:

•          Caso o mesário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe rapidamente a máscara.

•          Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se estiver correto, poderá guardar o documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação.

•          Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário já neste momento.

Na hora da votação:

•          Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação para digitar o número dos candidatos a prefeito e a vereador.

•          Após votar, deverá limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.

Está com sintomas da Covid-19?

Eventual ausência às urnas pode ser justificada. No caso específico da Covid-19, a Justiça Eleitoral orienta, no Plano de Segurança Sanitária, que o eleitor fique em casa se estiver com febre no dia da votação ou tiver contraído Covid-19.

Em Dom Pedrito, além do atestado, declaração médica, teste que comprovem a condição a Justiça Eleitoral também reconhecerá a recomendação de isolamento domiciliar da Vigilância Epidemiológica de Dom Pedrito, como documento comprobatório para justificativa para ausência do voto.

O TSE não proíbe a votação em caso de sintomáticos, pois as medidas de segurança adotadas são capazes de proteger os eleitores inclusive na eventualidade de haver pessoas contaminadas.

Maiores informações a respeito da Covid-19 no dia da eleição:

Das 7h às 17h, os profissionais da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, setor da Vigilância Epidemiológica, estarão atendendo através dos telefones 99922 4401 e 3243 1581, os eleitores com dúvidas a respeito de sintomas ou de ordem sanitária.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios