- DestaquesVARIEDADES

Você sabe o que é o Halo Solar?

Fenômeno foi registrado no céu pedritense na manhã de hoje

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Quando alguns pedritenses olharam para o céu na manhã de hoje (15) ficaram um pouco intrigados e surpreendidos por conta de um fenômeno que foi registrado por aqui: o Halo Solar. Caracterizado por uma espécie de arco em torno do sol, as cores e a beleza também chamam a atenção.

O Halo solar é um imenso círculo de cores, semelhante ao arco-íris, que se forma ao redor do Sol em virtude da decomposição da luz ao passar por partículas de gelo na atmosfera.

Ocorre na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do sol é refletida e refratada por cristais de gelo presentes na atmosfera terrestre, causando assim a dispersão da luz. O formato circular está ligado à estrutura hexagonal desses cristais.

Nossa equipe recebeu um vídeo com o registro deste fenômeno e que foi feito na localidade de Torquato Severo por um de nossos seguidores.

Fonte: Mariane Mendes/Graduada em Física – Brasil Escola.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios