VARIEDADES

Você sabe a origem do dia das crianças?

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

No dia 12 de Outubro, se comemora o dia das crianças, data que provoca um blackout nos estoques das lojas de brinquedos e também, a terceira data mais importante para o comércio nacional, depois do natal e do dia das mães. Mas você sabe qual a origem desta festividade?

No Brasil, a data surgiu por força de lei. Foi criada em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou desapercebida.

A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a marca de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de “Semana da Criança”, se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro. 

O dia 12 de Outubro, porém, não é a data oficial do dia das crianças. O dia internacional da crianças é celebrado em 20 de novembro. A data foi instituída pela ONU em 1959, para marcar a aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios