- DestaquesNOTÍCIAS

Sexto caso de zika vírus é confirmado em Dom Pedrito

Paciente é uma mulher de 50 anos

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Na manhã desta quinta-feira (08), foi confirmado mais um caso de zika vírus em Dom Pedrito. De acordo com uma postagem nas redes sociais de Guiomar Vargas, Agente de Saúde Pública do Ministério da Saúde, cedido para a Secretaria de Saúde, este é o 6º caso da doença no município. Ainda conforme informações, a paciente é uma mulher de 50 anos que reside na área central da cidade.

A pacinte relatou alguns sintomas, como muita dor no corpo e nos olhos, vermelhidão na pele, dor nas pernas a ponto de não conseguir ficar em pé e febre de 38,5°. Conforme a postagem, a paciente apresentou sintomas a pelo menos 15 dias, e ainda está em fase de recuperação.

Uma equipe de vigilância em saúde fez a PVE (Pesquisa Vetorial Especial) em um raio de 150 metros, não tendo sido encontrado nenhum foco de larva nas proximidades da residência dela. Porém, é necessário que a população fique atenta aos sintomas e não deixe de insistir com seu médico para fazer os exames se sentir sintomas parecidos.

ZIKA VÍRUS

Em alguns casos não tem nenhum sintoma. Em outros, o Zika pode provocar paralisia (síndrome de Guillain-Barré). Quando presentes, os sintomas são leves e duram menos de uma semana. Eles incluem febre, irritação na pele, dor nas articulações, olhos vermelhos, mal-estar em geral e, em alguns casos diarreia e dor nos olhos. Não há vacina ou tratamento específico. Em gestantes, os efeitos podem recair sobre o feto, podendo causar defeitos congênitos subsequentes, entre eles, a microcefalia que já atingiu muitos bebês em locais onde o zika vírus estava presente.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios