- DestaquesNOTÍCIAS

Candidaturas femininas diminuem em Dom Pedrito e número de homens aumenta em relação ao último pleito

Neste pleito elas também não figuram nas chapas majoritárias

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Homens continuam sendo a maioria dos candidatos pedritenses nos pleitos municipais disputando uma das 13 vagas do legislativo. As estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam no sentido de um pequeno aumento no número de candidaturas masculinas, na comparação com o pleito de 2016. Eles ainda representam a maioria entre os postulantes, somando um total de 66% neste pleito de 2020.

Oito partidos formalizaram 89 pedidos de registros de candidaturas, em 2020, superando em 11 o número de candidatos registrados no último pleito municipal, quando nove partidos estavam na corrida eleitoral. Este ano, as mulheres não estão presentes nas chapas majoritárias.

Dom Pedrito tem seis postulantes ao Executivo (entre candidatos a prefeito e vice) e 89 candidatos às 13 vagas da Câmara de Vereadores, em uma proporção de quase sete candidatos por cadeira. Este número pode mudar, tendo em vista que os registros de candidaturas ainda serão julgados pela Justiça Eleitoral, podendo ser deferidos ou indeferidos.

Vale destacar, que em 2016, eram 78 candidatos sendo 48 homens e 30 mulheres, ou seja uma proporção de 61,5% de homens e 38,5% de mulheres. Na mesma oportunidade, uma mulher estava presente em uma das três chapas concorrentes ao Executivo. Mesmo assim, a corrida eleitoral deste ano ultrapassou a meta da cota de gênero, que prevê o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios