- DestaquesNOTÍCIAS

UTI de Dom Pedrito segue em funcionamento, garante provedor

Em coletiva de imprensa, o gestor falou das últimas tratativas feitas com o governo do Estado para que a unidade local continue com suas atividades

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Na manhã desta sexta-feira (25), em coletiva de imprensa realizada no Salão de Atos da Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, o Provedor Luís André Freitas Bálsamo, acompanhado do Provedor licenciado, vereador Luís Carlos Moraes Costa e de Marcio Melo, gestor administrativo, anunciou a continuidade das atividades da UTI da instituição.

Como é de conhecimento público, o contrato emergencial da UTI Covid-18 expirou em 18 de agosto. Desde essa data, a Santa Casa vinha trabalhando por conta e risco sem o amparo da Secretaria de Saúde do Estado, tampouco do SUS, situação que sabidamente, não seria possível sustentar por muito tempo.

O Vereador Luís Carlos Moraes Costa, provedor licenciado da instituição e que goza de um bom trânsito junto a autoridades de saúde estaduais, intercedeu em favos do hospital local, onde a Secretária de Saúde do Estado acenou positivamente, solicitando, inclusive que as atividades da UTI local não fossem suspensas. Ficou estabelecido em caráter temporário o pagamento por parte do Estado, por atendimento feito, por um período de mais 30 dias, ou seja, todos os pacientes que forem atendidos na UTI da Santa Casa de Caridade terão seus custos pagos pelo Estado.

Agora a Secretaria de Saúde do Estado segue trabalhando e validando a importância da manutenção da UTI para que ela seja credenciada junto ao Ministério da Saúde para aí sim, estar plenamente funcional. A taxa de ocupação seria um dos impedimentos para que a UTI.

O custo mínimo de manutenção da UTI hoje é de R$ 350 mil, valor que pode chegar até R$ 500 mil, dependendo do paciente internado.

Na mesma oportunidade foi anunciado que o aparelho de Raio X está em fase final de instalação e na próxima semana estará em pleno funcionamento.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios