NOTÍCIASVARIEDADES

Nasa e Agência Espacial Europeia se unem para desviar rota de asteroide e proteger a Terra

Espaçonave deve ser lançada em julho contra o corpo Dimorphos

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Um acordo de 129 milhões de euros foi firmado entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia (ESA) nesta semana para dar sequência à missão Hera. A parceria pretende analisar o espaço sideral a fim de desviar a rota de asteroides que tenham chance de colidir contra a Terra. O primeiro alvo dessa missão é um corpo celeste chamado Dimorphos.

Segundo estudos divulgados pela BBC, há uma possibilidade de o asteroide entrar em rota de colisão com o planeta em um futuro distante e, para isso, as duas agências irão lançar uma sonda espacial em julho de 2021. A previsão é que o choque entre o corpo e a nave ocorra em outubro de 2022.

A intenção, com a experiência, também é medir o quanto é possível alterar a órbita de asteroides ao se realizar um choque contra eles.

De acordo com a Nasa, um objeto é considerado potencialmente perigoso caso orbite 7,5 milhões de quilômetros da Terra e se tiver mais de 140 m de diâmetro. O Dimorphos tem apenas um diâmetro de 160 metros.

Fonte: GaúchaZH

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios