- DestaquesVARIEDADES

Chuva forte atinge quase todo o Estado nesta quarta-feira

Em Dom Pedrito, há possibilidade de pancadas de chuva e rajadas de vento

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

A terça-feira (8) começou com instabilidade em parte do Rio Grande do Sul. Houve registro de chuva na Região Metropolitana, no Litoral Norte, na Serra e nas regiões norte e noroeste do Estado. O maior acumulado foi medido em Torres, no Litoral Norte: 25 mm — volume que corresponde a cerca de 19% de toda a chuva prevista para setembro no município. Nas demais áreas, porém, o tempo ficou firme ao longo de todo o dia, sem precipitações. 

Nesta quarta-feira (9), a instabilidade ganha força e a chuva passa a atingir quase todo o território gaúcho. De acordo com a Somar Meteorologia, apenas algumas municípios da Fronteira Oeste, como Uruguaiana e Santana do Livramento, devem ter tempo firme, com predomínio de sol entre nuvens. 

Para Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra e regiões norte e noroeste do Estado, estão previstas pancadas fortes, já a partir da madrugada (período em que há risco de eventual queda de granizo). No restante do Estado, o tempo fica instável, com precipitações isoladas (mas também fortes) intercaladas com períodos de nebulosidade.

Em todas as áreas em que chove nesta quarta também podem ser registradas descargas elétricas e rajadas intensas de vento. A temperatura mínima do dia, 8°C, é esperada em São José dos Ausentes, na Serra. A máxima, 25°C, deve ser apontada em Santa Rosa, no noroeste gaúcho, e em Frederico Westphalen, no norte do Estado. Em Porto Alegre, a variação térmica fica entre 16°C e 21°C. 

Na quinta-feira (10), a formação de um ciclone extratropical no oceano deve dar origem a uma nova frente fria. Com isso, ainda deve chover, especialmente durante a madrugada, na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte e nas regiões norte e noroeste do RS. Já na Fronteira Oeste, no Litoral Sul, na Campanha e nas regiões central e sul do RS o tempo volta a ficar firme e ensolarado. As temperaturas não mudam muito em relação às registradas no últimos dias. A mínima, 11°C, está prevista para Chuí, no extremo sul gaúcho. A máxima, 30°C, é esperada em Faxinalzinho, no norte do RS. Na Capital, os termômetros variam de 14°C a 21°C.

Em Dom Pedrito

A instabilidade que toma conta de todo o Estado deve influenciar o tempo também em Dom Pedrito. São esperadas pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento a partir da tarde. As temperaturas deverão ficar amenas, entre 16° C e 23° C.

Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar/YR

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios