- DestaquesNOTÍCIAS

Previsão do tempo: após semana com neve, calor volta ao RS nos próximos dias

Em Dom Pedrito, vento e temperatura alta nas primeiras horas da manhã

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Substituição no tempo do Rio Grande do Sul: saem o frio e a neve, entram calor e clima seco. Um sistema de alta pressão que deixa o Estado provoca tempo firme a partir desta segunda-feira (24), de acordo com a Somar Meteorologia. Pela manhã e à tarde, já dá para verificar uma subida gradual na temperatura.

Segundo o meteorologista Paulo Hofacker, ventos soprando do quadrante norte trazem a umidade e o calor da região amazônica para o sul do país. Ele cita a cidade de Gramado como exemplo: na sexta-feira (21), a máxima registrada foi de 11ºC, valor que deve dobrar nesta segunda (24). Em São José dos Ausentes, que cravou -1ºC neste domingo com sensação térmica de -6ºC, os termômetros devem começar a segunda com 4ºC – que será a menor temperatura mínima de todo o Rio Grande do Sul. Algumas cidades vão ficar perto dos 30ºC: em Santa Maria, a máxima será de 29º C.

Enquanto o frio começa a se despedir, a baixa umidade começa a preocupar: em todo o Estado a taxa deve chegar à casa dos 30%.

— Este valor é até um estado de alerta, pois com a saída do sistema de alta pressão, não há nem ao menos a possibilidade de chuva — aponta Hofacker, lembrando que a baixa umidade pode causar problemas de saúde para pessoas com dificuldades respiratórias e bronquites.

A sensação térmica deve ser agradável nos próximos dias. Na quinta-feira (27), porém, há uma forte possibilidade de chuva na regiões oeste e sul, na fronteira com Uruguai, graças a formação de uma nova frente fria. Mesmo com a alteração, a região da costa não deve ser tão afetada pela nova massa de ar.

Além disso, com a proximidade do fim do inverno, é improvável que novas temperaturas negativas sejam registradas nas próximas semanas, de acordo com Hofacker. 

— Não temos condições de frio extremo, porque a chegada da primavera faz com as temperaturas naturalmente aumentem e a umidade tenha uma boa baixa — reforça o meteorologista da Somar.

Mesmo com o tempo firme, o momento é de alerta para o litoral gaúcho: as rajadas de vento devem se manter na casa dos 60km/h nesta segunda. Isso ocorre devido a  uma pista de ventos do mar contra a costa, com aumento da agitação marítima. Este cenário deve seguir nos próximos dias, com a possibilidade de ventos de 80km/h na terça-feira (25).

Em Dom Pedrito

O começo desta segunda-feira (24) foi de temperaturas altas e vento nas primeiras horas da manhã. A temperatura mínima registrada foi de 11° C e a máxima deverá ser de 24° C, um contrate grande se comparado aos últimos dias. A tendência é de elevação na temperatura no decorrer da semana, culminando com a chegada da chuva a partir de quarta-feira.

Fonte: GaúchaZH/Climatempo/Somar/YR

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios