NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de Bagé promove castração de animais no bairro Pedra Branca

A secretaria também divulgou a agenda das próximas castrações nos demais bairros do município

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Nesta segunda-feira (13), o Centro Social Urbano, no bairro Pedra Branca, recebeu o serviço de castração da Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência, por meio da Coordenadoria do Bem-Estar Animal (CBEA). Todas as dez fichas disponibilizadas foram utilizadas pelos moradores do bairro. Os animais precisam estar com 12 horas de jejum absoluto (sem água ou comida)

A coordenadora da estrutura, Guiomar Colares (Guigui), destaca que as fichas são por animal e não por número de pessoas. Portanto, se um tutor levar dois animais, precisa retirar duas fichas, que é o máximo permitido, só sendo destinadas a pessoas maiores de idade. “Estamos empenhados na redução da superpopulação de animais na cidade e a castração é uma forma eficaz neste sentido”, explicou.

Utilizando o serviço, Dulcinara Martinez, 57 anos, funcionária pública estadual aposentada e tutora da cadelinha Papuda avaliou: “O ônibus da castração é de extrema importância, porque ajuda a diminuir o número de animais abandonados que sofrem nas ruas e ainda podem causar problemas de saúde na população”. A moradora do bairro pegou o bichinho na rua, tentou entregar para adoção, mas se apegou e hoje não entrega para mais ninguém. O uso de máscara de proteção e o distanciamento correto entre os usuários do serviço, enquanto estiverem na fila aguardando atendimento é obrigatório.

Agenda das próximas castrações, sempre iniciando às 8h, na frente do Posto de Saúde do bairro. Em caso de instabilidade climática, a agenda fica cancelada e será reagendada.

Quarta-feira 15/07 – ESF Prado Velho

Sexta-feira 17/07 – ESF Malafaia

Segunda-feira 20/07 – ESF Ivo Ferronato

Quarta-feira 22/07 – ESF Arvorezinha

Sexta-feira 24/07 – ESF Morgado Rosa

Segunda-feira 27/07 – ESF Tiarajú

Quarta-feira 29/07 – ESF Floresta

Sexta-feira 31/07 – ESF Gaúcha

Fonte: Prefeitura Municipal de Bagé / Coordenadoria de Comunicação Social e Memória

Qwerty Portal de Notícias | Foto: Paulo Dias

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios