- DestaquesNOTÍCIAS

Câmeras de monitoramento completam quatro anos de funcionamento no município

Nesse período elas ajudaram na elucidação de crimes e flagraram diversos acidentes nos cruzamentos onde foram instaladas

Textos, fotos e vídeos do Portal Qwerty estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral, sendo vedada a reprodução em qualquer meio de comunicação sem autorização prévia.

Todos nós sabemos a importância da instalação das câmeras de videomonitoramento para a segurança pública e para o município de Dom Pedrito. Muitas auxiliaram na elucidação de crimes, outras flagraram diversos acidentes, mas o mais importante, é que elas se tornaram aliadas e fundamentais no trabalho da polícia. Vale lembrar, que todas elas foram instaladas entre março e agosto de 2016, e que três delas já completaram quatro anos de funcionamento, e diga-se de passagem, já comprovaram que o investimento foi muito bem feito.

As primeiras câmeras a ser instaladas foram as dos cruzamentos da Avenida Barão do Upacaraí com a rua José Bonifácio e da ruas 21 de Abril com a Moreira César. Elas entraram em funcionamento em março de 2016, sendo que no dia (24/03), os equipamentos foram devidamente configurados e entregues em pleno funcionamento aos policiais da BM local, que receberam treinamento do gerente de redes da Qwerty Telecom, Renato Bianchin, que ensinou os PMs a utilizar os equipamentos para realizar o monitoramento.

Ele explicou ainda, que as câmeras filmam em resolução HD (high definition) e conseguem identificar características de pessoas a cerca de 200 metros de distância e placas de automóveis até 170 metros. As câmeras instaladas também possuem visão noturna, o que possibilita uma excelente visualização mesmo com a falta de claridade, mas que as distâncias podem variar devido às condições climáticas.

Na mesma oportunidade, o diretor da Qwerty Telecom, Marcos Brum, disse que a empresa iria se responsabilizar pela instalação e manutenção gratuita das quatro primeiras câmeras da cidade, o que ocorre até hoje. A empresa também abriu mão de receber o valor mensal pelo tráfego gerado na rede com o envio das imagens até o 4º Esquadrão da Brigada Militar onde fica a central de videomonitoramento, avaliado em R$ 2.000,00 mensais. Também vale lembrar, que o investimento da iniciativa privada, mais os valores aplicados pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), foi de aproximadamente de R$ 150.000,00.

Fato que não seria possível, sem a parceria com as empresas do município: Automania; Oliva – Artefatos em Ferro; MV Pharma; Atis Imobiliária; Casa das Baterias; Espaço Movelaria; Hennig e Cia Ltda.; Loja Quero-Quero; Afirma Segurança Eletrônica; Papelaria do Mosquito; Mercado do João; Veronez Corretora de Seguros; Família Godoy Dias; Construtora João Carlos Machado da Luz; Paulo Luz Engenharia; Engenho Coradini Ltda.; Oberti Garcia Belifel; Progen (Fabio Barreto); Casa do Produtor LS Tratores; Polisul Comercial Agricola Ltda.; Jorge Santos Tratores e Máquinas Ltda.; Balbinot Cia. Ltda.; Agropel Agro Máquinas Pedritense Ltda; Referência Agroinsumos Ltda.

Neste mês de maio, celebramos a instalação da terceira câmera que encontra-se em funcionamento no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Barão do Upacaraí. O equipamento foi proveniente de uma doação do Sindicato Rural de Dom Pedrito, sendo instalado no dia (28/05/2016). A Qwerty Telecom mais uma vez foi responsável pela instalação desta terceira câmera que já flagrou e auxiliou a Brigada Militar em prisões importantes, como a cena de um indivíduo armado e ameaçando pessoas dentro de um local que funciona como ponto de moto táxi na Avenida Barão do Upacaraí.

E ainda temos a quarta câmera, que foi instalada no dia (05/08/2016) no cruzamento das ruas Sete de Setembro com a Leopoldino Dutra Sobrinho. Destaca-se que todo projeto começou a tomar forma no início do ano, através da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Qwerty Telecom, com o apoio da iniciativa privada. Esta câmera também tem sido fundamental para a segurança pública, e já flagrou acidentes impressionantes ocorridos neste cruzamento.

Notícias relacionadas

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios